5 dicas para se organizar no trabalho e melhorar a produtividade

O começo de um novo ano traz consigo muitas promessas, novas metas e objetivos a serem alcançados. Porém, após os dias de descanso, pode ser um tanto quanto difícil entrar no ritmo novamente.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O começo de um novo ano traz consigo muitas promessas, novas metas e objetivos a serem alcançados. Dentre essas inúmeras promessas, o sucesso profissional e a carreira são pontos cruciais para quase toda a população.

Ser produtivo o tempo todo é uma tarefa quase impossível, principalmente quando o retorno é ao home office. Mas então, como superar as dificuldades e conseguir alcançar uma boa produtividade trabalhando em casa ou até mesmo voltando ao trabalho presencial?

Você pode gostar:

Mude sua vida com esses hábitos!

imagem do autor

Por: Equipe SIS

12 de July de 2024
Leia mais
capa do artigo

Primeiro, vamos definir uma coisa: o que é produtividade?

A produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários.

Mas ser produtivo no trabalho não significa apenas produzir muito em pouco tempo e com poucos recursos, e sim conseguir realizar suas tarefas de forma que realmente apresentem resultados e retornos positivos, gerando valor para a empresa.

Mas se você está pensando na pessoa que trabalha no 220v e corre com as atividades para entregar as próximas, você está enganado. A otimização é parceira da produtividade! Estruturar suas demandas em ordem de prioridade, disponibilidade e disposição ajuda com que elas sejam realizadas naturalmente e da melhor forma possível.

Isso faz com que as tarefas estruturadas sejam cumpridas com excelência, gerando resultados, valor para a empresa, para o cliente e para você mesmo: produtividade! Além da otimização, existem outras dicas que auxiliam nesse processo. Confira:

1) Identifique seus períodos de produtividade

Como já falamos por aqui, ser produtivo o tempo todo é quase impossível. Por isso é importante observar, ao longo do dia, quais são nossos períodos de maior produtividade. Algumas pessoas produzem mais pela manhã, outras após o almoço e até mesmo à noite ou de madrugada.

Identifique esses períodos e se programe para executar as demandas mais difíceis nesses momentos. Assim, você ganha o restante do tempo para realizar tarefas que exigem menos de você e são mais leves.

2) Não procrastine!

Aquele pensamento de deixar pra depois o que você sabe que precisa ser feito é o maior inimigo da produtividade! Além de gastar uma grande carga de tempo, ele leva ao acúmulo de demandas e tudo vira uma grande bola de neve.

3) Conte com ferramentas

Existem muitas ferramentas ágeis à sua disposição que auxiliam - e muito - no processo de organização e delimitação de tarefas, melhorando seu foco e consequentemente, sua produtividade.

O Kanban, por exemplo, é uma das metodologias ágeis que vêm ganhando muito espaço tanto entre as empresas como para uso pessoal, auxiliando na organização do fluxo de trabalho. Vale a pena experimentar!

4) Elimine distrações

Muitas distrações podem tirar o seu foco e concentração. Redes sociais, televisão e outros fatores de distração devem ser eliminados da sua rotina de trabalho.

5) Descanse

Uma boa noite de sono influencia diretamente no andamento do seu dia! Não apenas a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade do sono afetam diretamente seus níveis de produtividade.

Além disso, é normal chegar ao momento de cansaço físico e psicológico. Por isso também é importantíssimo tirar férias, descansar e se recompensar após um longo período de trabalho para voltar com as forças renovadas para mais uma etapa!

Para aumentar seus níveis de produtividade no trabalho é importante ver o que realmente funciona para você. Cada um tem suas metodologias e suas formas de buscar o sucesso profissional, mas algumas dicas funcionam de forma geral e auxiliam no processo.

Agora que você já sabe algumas dicas valiosas, que tal aproveitar o começo do ano para arregaçar as mangas e colocá-las em prática?! E não se esqueça de contar pra gente o que funciona com você!

Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
3 ferramentas de agilidade que todo líder deve conhecer
authorPor: Time SIS
Adotar práticas de agilidade impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Neste artigo, trouxemos 3 ferramentas de metodologias ágeis para você implantar com seu time.
leia mais

Como iniciar a sua jornada na transformação digital
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais

Como utilizar a tecnologia de forma estratégica para as empresas
leia mais
whatsapp