A Inteligência Artificial vai alavancar os seus negócios e melhorar os seus resultados

Entre tantos recursos oferecidos pela tecnologia, a Inteligência Artificial é uma das mais famosas e que possui os maiores benefícios. Veja nesse artigo de que forma ela atua e como contratar uma empresa especializada faz toda diferença.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

A Transformação Digital chegou para impulsionar negócios por meio de metodologias ágeis, sistemas, ferramentas e recursos. Com as infinitas possibilidades que o mercado oferece para as empresas, uma das mais conhecidas é a Inteligência Artificial.  

Se há alguns anos a ideia de um robô que pensa, interage e realiza tarefas era assunto de filme de ficção científica, a realidade atual é completamente diferente. A inteligência artificial (IA) saiu das telonas e passou a ser assunto recorrente em laboratórios, universidades e empresas interessadas em inovar e melhorar seus processos. 

Vamos lá, você já precisou de um atendimento e quem o realizou foi um assistente virtual Uma das mais famosas é a BIA, o chatbot do Bradesco, que ganhou personalidade, otimizou os atendimentos, reduziu as esperas, trouxe retorno financeiro, facilitou a experiência de uso 24 horas por dia, 7 dias por semana e virou caso de sucesso mundial.  

A BIA começou como uma ferramenta interna, para os próprios funcionários do banco, e depois foi ampliada para ser uma forma de atendimento aos seus clientes externos. Com conhecimentos de mais de 60 produtos, a BIA responde cerca de 300 mil perguntas por mês, com uma taxa de precisão de 95%. Com isso, a qualidade do atendimento aumentou, enquanto o tempo de espera diminuiu. 

Esse é um dos casos de como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para favorecer os negócios. Trouxe humanização, sem perder o benefício da tecnologia e auxiliou de forma positiva nos resultados.  

Então, basicamente, é esse o objetivo da Inteligência Artificial: desenvolver tecnologias que tenham a capacidade de simular as ações humanas e de pensar de maneira lógica. E com isso, criar soluções para os mais variados aspectos da nossa vida. 

Você pode gostar:

Pega: desenvolva soluções e automações com tecnologia low code de maneira ágil

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

A IA também é utilizada nas principais empresas para analisar dados e gerar relatórios. A partir disso, é possível ter uma visão geral melhor sobre diversos assuntos, como por exemplo, a situação financeira da empresa, a entrega de resultados, o crescimento dos negócios, pontos a melhorar, entre outras informações que impactam diretamente os resultados dos negócios. Com esses dados, é possível tomar decisões mais assertivas e com menor probabilidade de erros.  

A inteligência artificial nos negócios permite que as equipes que estão dedicadas a atividades repetitivas e desgastantes possam concentrar esforços em soluções que possam trazer retorno real e positivo à empresa, garantindo inovação em novos produtos e serviços. 

A pesquisa McKinsey Global Survey, lançada em dezembro de 2021, indica que a adoção da IA (através de funções como machine learning, visão computacional e processamento de linguagem natural) continua crescendo, seus benefícios continuam relevantes e, conforme o uso da IA se torna mais comum, as ferramentas e boas práticas para utilizá-la da melhor maneira também evoluem.

Confira no ranking abaixo as respostas dadas pelos entrevistados e de que maneira a IA os impactou:  

Tabela

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa 

 

Para algumas áreas, a IA já passou de desejável a obrigatória, e empresas que a utilizam estão à frente dos concorrentes que hesitam sobre a importância da digitalização para os negócios. 

Você pode gostar:

Retrospectiva SIS: tudo o que aconteceu em 2022

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Veja algumas áreas de aplicação em destaque da IA:  

Execução de processos

Seja na linha de produção de uma fábrica de automóveis ou na área administrativa de uma empresa de mineração, a inteligência artificial pode ser usada para realizar uma série de tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas. 

Busca por oportunidades de negócio 

A capacidade de analisar uma grande quantidade de dados em curtos períodos de tempos e indicar possíveis caminhos para um negócio é outra possibilidade da inteligência artificial.

Uma máquina focada em buscar novos clientes pode, por exemplo, encontrar oportunidades em outros mercados, seja através da expansão territorial ou da identificação de outras possibilidades em setores já estabelecidos. Para proporcionar essa análise, utiliza-se a big data, ou seja, o armazenamento e a interpretação de um grande volume de dados, de naturezas distintas – podendo ser documentos, vídeos, dados geográficos, etc. 

Contratação e retenção de talentos 

Imagine que você possui uma vaga aberta e recebeu uma série de currículos, mas ainda não encontrou a pessoa ideal. A inteligência artificial também pode ajudar nessa busca, ao relacionar as características mais importantes das vagas e as competências de todos os candidatos. Máquinas especializadas podem ser capazes de encontrar até mesmo quem nem se candidatou. 

Atendimento a clientes 

Bate-papo virtual para resolver problema de clientes e assistentes virtuais que ajudam o usuário no seu dia a dia são apenas duas das opções que a inteligência artificial proporciona quando o assunto é o consumidor final.

Para tornar essa interação mais assertiva e natural, as máquinas “aprendem” a cada atendimento, conseguindo estabelecer padrões de conversa e definindo as respostas mais adequadas para cada situação. É assim que funcionam os chatbots, por exemplo, que podem agilizar e melhorar processos internos. 

Quais são os benefícios de adotar a Inteligência Artificial no seu negócio?  

  • Redução de custos operacionais 
  • Auxilia na tomada de decisão nas empresas 
  • Otimiza e automatiza processos 
  • Potencializa as campanhas de marketing 
  • Melhora o atendimento ao cliente 
  • Modernização
  • Mais segurança e menor risco de falhas 
  • Produtividade cada vez mais alta 
  • Geração de dados em tempo real. 

Se você tem uma empresa em um desses ramos, deve adotar a Inteligência Artificial:  

  • Serviços financeiros 
  • Seguros 
  • Saúde e Ciências da vida 
  • Provedores de serviços de comunicação 
  • Governo 
  • Manufatura e alta tecnologia 
  • E-commerce 
  • Entre outros 

Como implantar a Inteligência Artificial na minha empresa? 

Com quase 20 anos de experiência no mercado, A SIS é uma consultoria de estratégia e implementação em inovação e transformação digital. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. 

Unindo as técnicas mais recentes do mercado com a expertise que tem, a SIS é a melhor opção para você que quer implantar Inteligência Artificial e impulsionar os seus negócios.  

Fale agora com os nossos especialistas, nós temos a solução adequada para a sua empresa!

Saiba mais sobre Inteligência Artificial!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

A importância da Transformação Digital para a redução de custos nas empresas
leia mais