O #timeSIS visitou a edição deste ano da Febraban Tech 2023, que aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de junho, em São Paulo. Veja as nossas percepções!
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
Se você é da área da tecnologia, atuando mais especificamente no mercado financeiro, você já ouviu falar sobre a Febraban Tech. Caso você não conheça, vamos te explicar:
A Febraban Tech é o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, já está na 33ª edição e é organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), uma entidade que representa os principais bancos do Brasil.
O tema central dessa edição foi “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital” e o evento trouxe palestras, workshops e bate-papos sobre setores financeiros, tecnologia, sustentabilidade, inovação e economia digital.
Os principais assuntos tratados no evento foram: open finance, Pix, tokenização, dados, inteligência escalável e inteligência artificial, web3, metaverso, nuvem, IoT, 5G, ESG, relacionamento com o cliente e inclusão e sustentabilidade.
Você pode gostar:
Tenha mais controle dos resultados com Metodologias Ágeis
Com a rápida evolução da tecnologia, assim como em todos os outros setores, os serviços financeiros têm passado por transformações significativas e cada vez mais surge a necessidade de adaptação para um mundo mais inovador e promovendo cada vez mais facilidades para o público. Uma dessas inovações que teve maior destaque durante a feira foi o recurso nuvem, um serviço que proporciona maior flexibilidade, escalabilidade e eficiência aos bancos, permitindo a oferta de serviços mais ágeis e inovadores aos clientes. Outro benefício muito relevante para o mercado financeiro é a redução de custos operacionais e o aumento da segurança das informações financeiras, tanto para o público, quanto para as próprias instituições.
“Como gerente de projetos, é importante compreender os temas relevantes abordados pela Febraban, que incluem o avanço dos serviços financeiros na era da nuvem e a busca por sustentabilidade, através da otimização de recursos tecnológicos”, disse Gabriel Rodrigues, Gerente de Projetos aqui na SIS.
Destacamos, em especial, a palestra “Nuvem coloca o futuro em movimento”, que contou com a participação de representantes de grandes empresasFabiana Falcone (Embratel),Guilherme Ximenes (Banco Inter),Marisa Reghini (Banco do Brasil),Diuliana França (Embratel) explicaram para o público presente como a nuvem revolucionou as transações e o relacionamento com os clientes e os impactos positivos no faturamento final de cada uma das empresas. A partir da nuvem, foi possível disponibilizar o serviço de pix, por exemplo.
A nuvem é uma verdadeira habilitadora de inovação, agilidade, transformação de processos e boas práticas.
Assim como no WebSummit, outro tema destaque foi a inclusão que a tecnologia promove. A partir da tecnologia, é possível aproximar diversos extratos sociais, por meio do acesso à informação, variedade de serviços disponíveis para todas as camadas sociais e com valores muito mais baratos. Um exemplo: agora, qualquer pessoa pode resolver suas pendências de sua casa. O morador de uma região mais remota não precisa se deslocar até uma agência bancária, dependendo de recursos financeiros e tempo, o impedindo, muitas vezes, de trabalhar ou de estar com a família. Agora tudo é resolvido, literalmente, na palma da mão.
Essa inclusão promovida pela tecnologia resulta em uma transformação social, que também é sobre qualidade de vida, e da importância de as instituições mudarem suas mentalidades para acompanharem esses processos. Uma empresa que olha para o cliente, promove um atendimento personalizado e disponibiliza recursos para facilitar a vida das pessoas, é uma empresa de sucesso.
Você pode gostar:
Acelere a Inovação na sua empresa com a ferramenta Innoveo
Outro tema abordado pela Febraban, mas não menos importante, é a sustentabilidade e a otimização de recursos tecnológicos. Com o aumento da consciência ambiental, a indústria bancária tem buscado reduzir seu impacto ambiental e promover a sustentabilidade. A Febraban incentiva seus membros a adotarem práticas sustentáveis, como a otimização de recursos tecnológicos, incluindo a utilização de energias renováveis, a redução do consumo de papel e a implementação de soluções de TI que sejam energeticamente eficientes. Essas medidas não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para a eficiência operacional e a redução de custos.
Nós da SIS estamos sempre atualizados e buscando proporcionar facilidades, recursos, inclusão e sustentabilidade. Temos equipes prontas para atender diversas necessidades e fazer a sua empresa revolucionar o mercado por meio da tecnologia. Se você quer fazer parte do time de empresas que está à frente dos concorrentes, chame a gente!