O que é Big Data?
Por: Equipe SIS
✔ Conteúdo criado por humano
Você conhece os conceitos e a utilidade do Big Data? Sabe como esse recurso pode ajudar a expandir os seus negócios? Aqui te explicamos tudo o que você precisa saber!
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
Fale com a Nossa Equipe O termo Big Data tem se tornado cada vez mais frequente na rotina das empresas. Isso acontece porque essa área do conhecimento trouxe benefícios para diversos departamentos, o que resultou na melhoria dos resultados entregues. Mas de que forma o Big Data pode auxiliar nos negócios? Ao longo desse artigo, te apresentaremos algumas dicas para colocar esse método em prática.
Conceito de Big Data
Em inglês, Big quer dizer grande e Data, dados. Dessa maneira, Big Data quer dizer grandes dados. Em outras palavras, Big Data é o esforço de extrair informações de um grande volume de dados, pautar estratégias e nortear ações.
Apesar de se tornar popular agora, Big Data é um conceito antigo que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os britânicos criaram uma máquina para decifrar códigos dos nazistas. Assim, milhares de mensagens eram decodificadas em questão de segundos. Ou seja, desde essa época existe Big Data. Porém, o termo só foi usado pela primeira vez no ano de 1997 e a partir de 2005 ele foi difundido com a publicação de um artigo de autoria de?Roger Magoulas, responsável também pelo conceito de Web 2.0.
Big Data e os 3 v´s
O conceito de Big Data considera 3 pilares:
Volume:
Valores altos e expressivos, relevantes para a tomada de decisões.
Velocidade:
Por se tratar de alto volume, a velocidade da coleta e análise de dados deve ser proporcional. Dessa maneira, consegue-se garantir a eficácia e a agilidade do processo e das tomadas de decisões.
Variedade:
Os dados vêm de diferentes lugares e não só de um único ponto de origem. Utilizando Big Data, é possível captar, extrair e analisar esses dados de diferentes proveniências.
Como funciona:
Para que os dados sejam transformados em informações inteligentes, existe um ciclo de ações a ser seguido.
São eles:
1 – Integrar
A primeira fase é responsável por integrar e extrair o volume de dados.
2 – Gerenciar
Nessa etapa, começa a fase de gerenciamento e organização dos dados para análise.
3 – Analisar
É a fase em que começa o entendimento dos cenários e dos padrões para obter respostas que trarão resultados expressivos.
Quem está utilizando Big Data?
Bancos:
- Um exemplo de utilização de Big Data em instituições financeiras é no gerenciamento de risco de crédito dos clientes e para evitar fraudes
- Universidades e instituições de ensino – gerenciamento de dados dos alunos, assim como operações financeiras e aprimoramento de pesquisas acadêmicas
Governo:
- Administração de dados da população, por exemplo, e beneficiários de programas do governo.
Saúde:
- Registro de pacientes, assim como prontuários, exames, consultas e diversas outras informações que podem ser relevantes no tratamento de pacientes.
Manufatura:
- Com o Big Data, é possível identificar processos e métodos de fabricação, assim como melhorar a qualidades dos produtos que serão oferecidos para os clientes.
Varejo:
- Colaboração para entender o comportamento de consumo dos clientes para estreitar o relacionamento.
Agora, você entendeu a importância do Big Data para o seu negócio, certo? Afinal, é uma área promissora que coopera para importantes setores, como saúde e segurança.
Essa é uma prova de que Big Data possui diversas finalidades e poderá auxiliar você a crescer a ter resultados satisfatórios.
Gostou? Então confira outros artigos de nosso blog e compartilhe com outras pessoas!
Um time apaixonado por novidades e tecnologia!
.