Vírus de computador: os maiores da história

Os vírus têm sido o terror dos dispositivos há muitos anos. Porém, ao longo do tempo, alguns vírus marcaram, muitos deles pelos prejuízos causados, outros pela facilidade em disseminar-se. Conheça os maiores vírus de computador da história.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Confira nessa lista os maiores vírus de computador da história.  

1 – Vienna  

No topo da lista de maiores vírus de computador está o vírus Vienna. Em 1987, o mundo da tecnologia parou com esse vírus. No processo para desvendar quem estava por trás dele, os pesquisadores de computação Pavel Baudis e Eduard Kucera se reuniram em Praga e criaram o antivírus Avast, que se tornou uma vacina para impedir a disseminação de vírus e que, atualmente, é usado por mais de 400 milhões de pessoas pelo mundo.  

2 – Nimda  

O segundo lugar na lista de maiores vírus de computador da história está o Nimda, um vírus que surgiu em 2001 e atingiu mais de 2 milhões de dispositivos somente nas primeiras 24 horas. O Nimda possui diferentes métodos de infecção, como o e-mail, exploração de falhas do Windows e sites vulneráveis.  

É um vírus que não causa grande danos ao PC, mas a sua notoriedade veio pela sua rápida disseminação e pela dificuldade de eliminá-lo.  

3 – Creeper  

O vírus que ocupa o terceiro lugar na lista de maiores vírus de computador é o Creeper, apontado como o primeiro vírus de computador existente na história. O vírus surgiu em 1971 e infectou computadores conectados à Arpanet. Quem era infectado, visualizada a seguinte mensagem: “Eu sou assustador, pegue-me se for capaz”. Inofensivo, porém ousado!  

4 – Code Red 

O quarto lugar é ocupado pelo vírus Code Red. Ele surgiu em julho de 2001 e infectou mais de 300 mil computadores em 24 horas. O vírus atacou os servidores IIS da Microsoft, rodando na memória da máquina sem deixar rastros no HD.  

Após isso, lançava um ataque DDoS (ataque distribuído de negação de serviço), pois os invasores usavam o computador da vítima (em paralelo com milhares de outros) para iniciar ataques simultâneos a vários serviços ou sites, o que bombardeava com mais tráfego do que os servidores podem suportar, que resulta em rompimento das atividades.  

Entre os alvos do Code Red estava a Casa Branca. Além de interromper os sistemas, o vírus também exibia a mensagem “Hacked by Chinese” nos PCs que foram invadidos. A junção desses efeitos colocou o Code Red na lista de maiores vírus de computador.

Você pode gostar:

Como proteger as crianças na internet?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

5 – I Love You 

Pelo nome, parece um vírus inofensivo, mas não é à toa que o vírus I Love You ocupa o quinto lugar da lista dos maiores vírus de computador da história. Estima-se que 50 milhões de computadores foram contaminados em poucos dias, na metade do ano 2000. O vírus chegava via e-mail, disfarçado de uma carta de amor enviada por algum conhecido e quando a vítima a abria, vários arquivos eram apagados.  

6 – Stuxnet  

O sexto lugar na lista dos maiores vírus de computador da história é ocupado pelo Stuxnet, um vírus mais recente, descoberto em 2010, que atacava apenas o sistema SCADA. Esse sistema é utilizado para controlar centrífugas de enriquecimento de urânio Irã.  

O vírus causava o aceleramento desse sistema, o que gerava falhas. A sua origem é desconhecida, mas existem alguns rumores que indicam que esse vírus teria sido desenvolvido após o pedido de algum outro governo.  

7 – MyDoom 

Por meio de e-mail é que o vírus MyDoom, sétimo lugar da lista dos maiores vírus de computador, se espalhou em 2004. O vírus fez grandes estragos, pois em uma rápida velocidade apagava o sistema infectado e mostrava a seguinte mensagem: “Estou apenas fazendo o meu trabalho, nada pessoal, desculpe-me”.  

Por conta dessa mensagem, surgiram rumores de que alguém foi pago para produzir o vírus, mas o responsável jamais foi descoberto.  

8 – Melissa 

Foi em 1986 que surgiu o vírus Melissa, oitavo lugar na lista dos maiores vírus de computador da história. Ele se espalhava de forma automática para os 50 primeiros contatos registrados no endereço de e-mail da vítima e modificava documentos do Microsoft Word, com referências ao desenho Os Simpsons, e levando a sites pornográficos. Acredita-se que o vírus causou danos de até 600 milhões de dólares.  

9 – Blaster  

O nono lugar da lista dos maiores vírus de computador é ocupado pelo Blaster, um vírus não efetivamente perigoso para os internautas, porém ganhou notoriedade por explorar algumas vulnerabilidades do Windows e infectar o maior número possível de computadores para realizar ataques DDoS a sites de atualização do sistema operacional da Microsoft. Fora os PC´s residenciais, dispositivos governamentais e de grandes empresas também foram vítimas desse vírus.