O mercado do TI está em constante evolução. Novas tendências de tecnologia surgem quase que diariamente e é preciso estar acompanhando para usufruir dos benefícios que elas proporcionam.
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
Em 2021, surgiram diversas tendências de tecnologia que impactaram o mundo e fizeram as empresas se readequarem. Uma das principais tendências de tecnologia foi a implantação dos pontos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que asseguram a proteção de dados das empresas.
Outra tendência de tecnologia, impulsionada pela pandemia, foi o home office. Muitas empresas aderiram esse formato de trabalho de forma definitiva.
O ano de 2021 também foi recorde em ciberataques, realizados por criminosos em busca de roubar e sequestrar dados das empresas. Por isso, o mercado exige que uma tendência de tecnologia seja o investimento em segurança da informação.
Muitas dessas tendências de 2021 impactaram as tendências do ano de 2022.
Conheça abaixo 5 tendências de tecnologia para 2022.
1 – Internet das Coisas (IoT)
A primeira tendência de tecnologia que apresentamos é a internet das coisas, conhecida também como IoT. Mas o que é IoT? É a rede de objetos físicos incorporadores a sensores, softwares e outras tecnologias, que tem o objetivo de conectar e trocar dados via internet com diferentes dispositivos, sejam eles domésticos ou industriais.
Na área empresarial, a internet das coisas é uma grande tendência de tecnologia. A partir dessa tecnologia, as indústrias têm mais facilidade de programar o funcionamento de máquinas, inclusive em determinados períodos do dia.
Essa tendência de tecnologia está sendo muito utilizada no setor agrícola, por exemplo, como as fazendas e granjas.
Com a IoT, é possível programar sensores de irrigação e manter o solo nas melhores condições para plantação.
A IoT facilita as tarefas mais pesadas, o que reduz custos e aumenta a escalabilidade, gerando, assim, mais resultados para os negócios.
Com a chegada e popularização do 5G, a IoT ganhará forças.
A segunda tendência de tecnologia vem do aumento dos ciberataques no ano passado. A entrada das punições da LGPD colocou as empresas em alerta para a importância da segurança da informação.
A LGPD incentivou as empresas a investirem em Tecnologias da Informação. O que, consequentemente, faz com outros departamentos fiquem mais organizados e digitalizados.
Outra tendência de tecnologia é a transformação digital. Esse processo foi acelerado pela pandemia, que possibilita que os colaboradores exerçam suas atividades de qualquer lugar. O acesso às redes corporativas, a partir de qualquer conexão, aumenta a exposição e a vulnerabilidade dos ambientes de T.I.
Para que tudo funcione da forma adequada e segura, é necessário fazer o trabalho de conscientização junto aos colaboradores e investir em soluções que proporcionem segurança para a empresa.
3 – Big Data e Business Intelligence
A terceira tendência tecnológica é o Big Data e o Business Intelligence. Com o crescimento da quantidade de dados das empresas circulando, a complexidade do Big Data exigirá ferramentas de Business Intelligence para tratar de todo esse volume, com agilidade e eficiência, auxiliando na tomada de decisões e atingindo melhores resultados.
Big Data realmente chegou para revolucionar a forma como as empresas tomam as suas decisões e executam suas tarefas. A tendência tecnológica é que cada vez mais dados sejam coletados e analisados, com mais precisão e auxiliando na diminuição de custos.
4 – Cloud Computing
A quarta tendência tecnológica, também impulsionada pela transformação digital, é a adoção da cloud computing, substituindo os modelos on premisses.
A adoção da nuvem, como é chamada popularmente, para armazenamento de informações, traz economia em infraestrutura, flexibilidade nas escalas e possibilidade de acesso em diferentes lugares físicos.
O leque de soluções em nuvem está em constante processo de crescimento e é uma forma segura de armazenar informações.
Como a nuvem possibilita o acesso à informação em um ciberespaço, reduzem-se os riscos de perder dados por conta de desastres naturais, como enchentes e incêndios, por exemplo.
Por último, mas não menos importante, o cloud computing possibilita que os trabalhos dos funcionários sejam conduzidos, de forma remota, com mais facilidade. Algo que é muito importante atualmente.
5 – Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência artificial é a nossa quinta tendência tecnológica. O mercado de TI adotará cada vez mais soluções de inteligência artificial para auxiliar no monitoramento de anomalias e erros.
Elementos como Inteligência artificial, gestão de identidades e serviços de monitoramento de segurança SOC, com ferramentas de SIEM, permitirão identificar, analisar, responder e entregar informações vivas sobre as vulnerabilidades dos negócios.
Portanto, se você acha que inteligência artificial é coisa de filme, a realidade está aíi para provar que não.
Todas essas tendências tecnológicas já são possíveis de obter e podem começar a facilitar a vida das empresas a partir de hoje!