5 Tendências de tecnologia

O mercado do TI está em constante evolução. Novas tendências de tecnologia surgem quase que diariamente e é preciso estar acompanhando para usufruir dos benefícios que elas proporcionam.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Em 2021, surgiram diversas tendências de tecnologia que impactaram o mundo e fizeram as empresas se readequarem. Uma das principais tendências de tecnologia foi a implantação dos pontos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que asseguram a proteção de dados das empresas. 

Outra tendência de tecnologia, impulsionada pela pandemia, foi o home office. Muitas empresas aderiram esse formato de trabalho de forma definitiva.  

O ano de 2021 também foi recorde em ciberataques, realizados por criminosos em busca de roubar e sequestrar dados das empresas. Por isso, o mercado exige que uma tendência de tecnologia seja o investimento em segurança da informação. 

Muitas dessas tendências de 2021 impactaram as tendências do ano de 2022. 

Conheça abaixo 5 tendências de tecnologia para 2022.  

1 – Internet das Coisas (IoT)

A primeira tendência de tecnologia que apresentamos é a internet das coisas, conhecida também como IoT. Mas o que é IoT? É a rede de objetos físicos incorporadores a sensores, softwares e outras tecnologias, que tem o objetivo de conectar e trocar dados via internet com diferentes dispositivos, sejam eles domésticos ou industriais.  

Na área empresarial, a internet das coisas é uma grande tendência de tecnologia. A partir dessa tecnologia, as indústrias têm mais facilidade de programar o funcionamento de máquinas, inclusive em determinados períodos do dia.  

Essa tendência de tecnologia está sendo muito utilizada no setor agrícola, por exemplo, como as fazendas e granjas.  

Com a IoT, é possível programar sensores de irrigação e manter o solo nas melhores condições para plantação.  

A IoT facilita as tarefas mais pesadas, o que reduz custos e aumenta a escalabilidade, gerando, assim, mais resultados para os negócios.  

Com a chegada e popularização do 5G, a IoT ganhará forças. 

Você pode gostar:

Vírus de computador: os maiores da história

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

2 – Investimento em cibersegurança

A segunda tendência de tecnologia vem do aumento dos ciberataques no ano passado. A entrada das punições da LGPD colocou as empresas em alerta para a importância da segurança da informação.  

A LGPD incentivou as empresas a investirem em Tecnologias da Informação. O que, consequentemente, faz com outros departamentos fiquem mais organizados e digitalizados.  

Outra tendência de tecnologia é a transformação digital. Esse processo foi acelerado pela pandemia, que possibilita que os colaboradores exerçam suas atividades de qualquer lugar.  O acesso às redes corporativas, a partir de qualquer conexão, aumenta a exposição e a vulnerabilidade dos ambientes de T.I.  

Para que tudo funcione da forma adequada e segura, é necessário fazer o trabalho de conscientização junto aos colaboradores e investir em soluções que proporcionem segurança para a empresa.  

3 – Big Data e Business Intelligence

A terceira tendência tecnológica é o Big Data e o Business Intelligence. Com o crescimento da quantidade de dados das empresas circulando, a complexidade do Big Data exigirá ferramentas de Business Intelligence para tratar de todo esse volume, com agilidade e eficiência, auxiliando na tomada de decisões e atingindo melhores resultados.  

Big Data realmente chegou para revolucionar a forma como as empresas tomam as suas decisões e executam suas tarefas. A tendência tecnológica é que cada vez mais dados sejam coletados e analisados, com mais precisão e auxiliando na diminuição de custos.

4 – Cloud Computing 

A quarta tendência tecnológica, também impulsionada pela transformação digital, é a adoção da cloud computing, substituindo os modelos on premisses.  

A adoção da nuvem, como é chamada popularmente, para armazenamento de informações, traz economia em infraestrutura, flexibilidade nas escalas e possibilidade de acesso em diferentes lugares físicos.  

O leque de soluções em nuvem está em constante processo de crescimento e é uma forma segura de armazenar informações.  

Como a nuvem possibilita o acesso à informação em um ciberespaço, reduzem-se os riscos de perder dados por conta de desastres naturais, como enchentes e incêndios, por exemplo.  

Por último, mas não menos importante, o cloud computing possibilita que os trabalhos dos funcionários sejam conduzidos, de forma remota, com mais facilidade. Algo que é muito importante atualmente.  

5 – Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência artificial é a nossa quinta tendência tecnológica. O mercado de TI adotará cada vez mais soluções de inteligência artificial para auxiliar no monitoramento de anomalias e erros.  

Elementos como Inteligência artificial, gestão de identidades e serviços de monitoramento de segurança SOC, com ferramentas de SIEM, permitirão identificar, analisar, responder e entregar informações vivas sobre as vulnerabilidades dos negócios.  

Portanto, se você acha que inteligência artificial é coisa de filme, a realidade está aíi para provar que não.  

Todas essas tendências tecnológicas já são possíveis de obter e podem começar a facilitar a vida das empresas a partir de hoje!  

O futuro já chegou por aí?

Saiba mais sobre as 5 Tendências de tecnologia
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
O Febraban Tech 2024 vem aí!
authorPor: Time SIS
Mais uma edição do Febraban Tech está chegando e o nosso time já está na preparação para esse evento. Veja o que vem por aí!
leia mais

O uso da nuvem pelas empresas brasileiras
leia mais

Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões
leia mais

Estivemos no Salesforce World Tour!
leia mais
whatsapp