6 estratégias de segurança de dados que vão ajudar a sua empresa a se prevenir
Por: Equipe SIS
11 de April de 2024
|
5 min. de leitura
Como a sua empresa tem se posicionado mediante aos riscos dos ataques cibernéticos? Neste artigo, trouxemos ações práticas que vão te ajudar a se prevenir e a proteger os dados do seu negócio e dos seus clientes.
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
A Transformação Digital proporcionou crescimento nos resultados das empresas, mas, ao mesmo tempo, permitiu o aumento de tentativas de ataques cibernéticos e fraudes. Segundo a Revista Exame, em pesquisa feita no 1º semestre de 2023, o Brasil é o 2º país mais vulnerável a ataques hackers, de acordo com o relatório da empresa Trend Micro, empresa de soluções em cibersegurança, estando apenas atrás dos Estados Unidos.
A empresa contou que, durante o período citado acima, bloqueou cerca de 85,6 bilhões de ameaças em todo o mundo, um valor correspondente a 59% do total registrado no ano anterior. O ranking é composto por Estados Unidos, Brasil e índia, respectivamente.
Neste artigo, vamos abordar a importância de você definir estratégias de segurança para que seus dados se encaixem nas Leis Gerais de Proteção de Dados e quais medidas você deve tomar para que as informações da sua empresa estejam sempre seguras.
Mas, antes, vamos contextualizar. Como as empresas se posicionam em relação a Segurança de Dados?
A partir do conceito de Datalake, que permitiu a disponibilização centralizada de dados diversos, estruturados e não estruturados, adquirimos a possibilidade de realizar estudos analíticos mais ricos de estatística, machine learning, tomadas de decisão mais assertivas e a força do processamento e armazenamento em Nuvem e da Inteligência Artificial generativa.
Os benefícios foram muitos, mas também surgiu a necessidade de ter uma atenção redobrada para garantir a conformidade segundo as Leis Gerais da Proteção de Dados e a segurança dos dados, já que ficamos, muitas vezes, muito mais expostos.
É muito importante ter em mente que os dados são os bens mais valiosos que uma empresa pode ter e que é imprescindível depositar recursos, tempo e investimento para garantir a eficiência da sua segurança.
Você pode gostar:
Como proteger minha empresa de ataques cibernéticos
Para te ajudar, separamos as melhores práticas de segurança de dados que podem ser aplicadas na sua organização. Veja!
1 – Escolha uma parceira especializada em tecnologia
Ter ao lado uma empresa especializada em tecnologia te ajuda a definir as melhores estratégias, a obter os melhores recursos e a traçar um plano realmente efetivo para garantir que você esteja de acordo com a LGPD e com a segurança em dia.
Aqui na SIS, nós temos um time de especialistas que te ajudam a ter uma visão 360 de como a sua empresa pode ter os melhores resultados, sem deixar a segurança de lado. A partir da nossa inteligência tecnológica, definimos uma estratégia que vai atender as necessidades específicas do seu negócio.
2 – Treine sua equipe
Para que a segurança de dados seja realmente eficiente, é necessário implementá-la na cultura da sua empresa, se entendendo por todos os setores, áreas e profissionais.
Quando falamos em treinamento, englobamos capacitação, engajamento e preparação dos colaboradores, para que todos entendam a importância de cuidar dos próprios dados e dos dados dos clientes.
3 – Invista em Cloud Computing
Um dos recursos mais utilizados na segurança de dados é o Cloud Computing ou, em português, o armazenamento em nuvem. Essa é uma ferramenta para administrar dados, registrar e armazenar tudo de forma on-line, sem a necessidade de ter uma infraestrutura grande.
Esse é um meio bem seguro porque a criptografia da nuvem dificilmente é quebrada, o que promove a segurança digital. Neste artigo, você confere os tipos de cloud computing e como você pode adotar esse recurso hoje mesmo.
4 – Tenha um time estratégico
Para garantir que os passos da segurança de dados sejam seguidos, nada melhor do que ter um time estratégico de tecnologia para analisar, identificar e considerar soluções para possíveis ciberataques.
A Tech. Huntingé a nossa vertente de contratação de profissionais da área de tecnologia que tem a missão de identificar as pessoas ideais para ocupar os cargos que a sua empresa necessita.
Atualizações regulares de sistemas operacionais, navegadores e plugins são cruciais para manter a segurança dos dados e das informações de sua empresa. Softwares desatualizados são alvos preferenciais de hackers porque estão mais expostos e vulneráveis. Automatize as atualizações sempre que possível!
6 – Ter um plano de ação para crises
Diariamente, surgem novas maneiras de ataques cibernéticos. Ter um plano de ação bem estruturado é fundamental para minimizar riscos e conter possíveis problemas.
Neste plano, é necessário estabelecer procedimentos claros para lidar com incidentes de segurança, como violações de dados e ataques cibernéticos.
Investir tempo e recursos em um plano de ação reforça a postura defensiva da organização e mantém colaboradores e gestores mais confiantes para solucionar problemas caso ocorram ações inesperadas.
Agora, te convidamos a uma reflexão: a sua empresa está protegida? Os dados dos seus clientes estão efetivamente seguros? Você está em conformidade com as Leis Gerais da Proteção de Dados?
Já atuamos em empresas de diversos tipos de segmentos e portes e queremos te ajudar hoje mesmo.
Estamos em uma constante corrida contra o tempo para prevenir ataques cibernéticos e a melhor maneira de evitar isso é se prevenindo.