Como proteger minha empresa de ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos têm atingido várias empresas, o que gera prejuízos físicos e de reputação. Fique atento aos cuidados e proteja seu negócio.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O ambiente digital pode esconder algumas armadilhas perigosas, como crimes cibernéticos que podem prejudicar sua empresa e deixar os colaboradores e clientes expostos.  

Os prejuízos para as empresas que sofrem ataques virtuais são preocupantes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas perderam aproximadamente 2 bilhões de dólares por conta dos golpes sofridos desde o início da pandemia. Por isso, é muito importante estar atento aos cuidados com a segurança de seu negócio.  

Parte desse processo é orientar os colaboradores para que sigam boas práticas que evitam invasões de hackers. Dessa maneira, a segurança e a credibilidade de sua empresa são poupadas, principalmente, porque os criminosos estão diariamente utilizando de novos golpes para invadir as companhias.  

Você pode gostar:

Como proteger as crianças na internet?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

21 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Preparamos uma lista de cuidados para que a sua empresa não sofra golpes. Confira:  

Tenha um bom antivírus 

Ter um antivírus eficiente é o primeiro passo para a segurança de sua empresa. O antivírus é uma peça fundamental para detectar qualquer ameaça e ele funciona como uma primeira barreira contra programas prejudiciais, como vírus, worms e malwares.  

Utilize VPN 

Utilizando a VPN, os colaboradores conseguem navegar na internet de forma anônima, camuflando o tráfego de dados. Essa é uma forma de evitar que outras pessoas acompanhem a navegação e obtenham informações e dados sobre a empresa.  

Mantenha os softwares atualizados  

Outro requisito básico para a proteção de sua empresa contra hackers é manter os softwares sempre atualizados. As atualizações têm como objetivo corrigir falhas e vulnerabilidades. Quando o upgrade não acontece, os dispositivos ficam mais suscetíveis à ataques hackers e às práticas criminosas.  

Apoio dos colaboradores 

Os colaboradores precisam ter em mente alguns fatores, como: 

1 - Evitar clicar em e-mails desconhecidos ou que o endereço do remetente parece duvidoso;  

2 - Ter cuidado com a caixa de Spam. Só abrir se tiver certeza de onde veio;  

3 - Não baixar arquivos pessoais, como boleto, extrato bancário, fotos ou vídeos no dispositivo da empresa. Ao baixar arquivos assim, corre-se o risco de trazer também vírus e malwares.

Você pode gostar:

Motivos para aderir a Transformação Digital

imagem do autor

Por: Equipe SIS

21 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Use um software de criptografia  

A criptografia codifica os dados, assim, só pode ser traduzido ou lido por quem detém a chave. Nesse caso, a empresa. Caso ela sofra um ataque cibernético bem-sucedido, os hackers obterão os registros, porém, não poderão interpretá-los. Dessa maneira, os dados confidenciais da empresa são protegidos.  

Caso aconteça um roubo de dados, a empresa consegue acessar os dados por meio do backup. É muito importante fazer as cópias de segurança com frequência.  

Tenha em mente que a cada dia que passa, os hackers aprimoram seus métodos. Por isso, as empresas precisam estar constantemente acompanhando as mudanças com as novas soluções do mercado.  

Como saber se sua empresa foi alvo de um ataque cibernético 

Quanto antes o ataque for identificado, mais rápido as atitudes podem ser tomadas para evitar grandes prejuízos. Por isso, fique atento aos sinais:  

1 - Lentidão nos dispositivos: se a inicialização e o processamento são mais lentos do que o normal, pode ser um malware instalando programas que rodam em segundo plano e causam problemas de lentidão.  

2 - Comportamento estranho no navegador: mudança de configurações na página inicial, instalação de barras e extensões sem a permissão e exibição exagerada de muitos anúncios são indicativos de um problema de segurança. 

3 - Janelas pop-ups: abertura de diversos anúncios em forma de pop-up também são indicativos importantes de que o computador pode ter sido alvo de ataque.  

4 - Desativação de programas de manutenção: um malware tem poder de desativar programas e instalar outros novos. Fique atento e observe. Se perceber algo diferente, pode ser um indicativo de que seu computador foi invadido.  

Outros ataques podem ocorrer e não apresentar sinais, pois ficam camuflados durante muito tempo. Já algumas invasões cibernéticas, mesmo detectadas, causam grandes estragos. Portanto, o melhor caminho ainda é a prevenção.  

Para a SIS, quando falamos em Transformação Digital, a segurança é um assunto de alta prioridade. Com tecnologia de ponta e equipes qualificadas, temos colaboradores especialistas que ajudarão a sua empresa a criar mecanismos para se manter sempre protegida. Fale com a gente! 

Saiba mais sobre Transformação Digital!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Benefícios da Cloud para o varejo
authorPor: Time SIS
Se você trabalha com varejo, certamente já ouviu falar em Cloud. Mas você sabe o que é, para que serve, e como usar a tecnologia para aumentar suas vendas e organizar seu negócio?
leia mais

Análise de dados no setor financeiro
leia mais

Veja a Evolução da Tecnologia e suas Aplicações
leia mais

6 curiosidades sobre o mundo da tecnologia
leia mais