Como implantar Inteligência Artificial para ajudar os seus negócios

Te contamos 6 benefícios da Inteligência Artificial para o seu negócio e porque você deve levar a tecnologia hoje mesmo para a sua empresa.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

A Inteligência Artificial tem evoluído de forma surpreendente e hoje se torna uma das tecnologias mais influentes da atualidade. O que antes parecia distante, tendo como referência filmes como “De volta para o futuro” e “Eu, robô”, agora é algo presente na nossa rotina, mostrando que vai muito além de robôs, máquinas para viajar no tempo e até mesmo carros voadores. A IA tem como objetivo facilitar nossas vidas até mesmo em atividades do dia a dia.  

Mas, antes, vamos explicar exatamente o que é a Inteligência Artificial. 

A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem de reproduzir ações e comportamentos que são semelhantes aos dos seres humanos. Alguns exemplos são: raciocínio, aprendizagem, planejamento e criatividade.  

Os sistemas de IA são regidos por algoritmos, por meio de técnicas machine learning e deep learning para demonstrar comportamento “inteligente”.  

Na forma mais básica da inteligência artificial, os computadores são programados para imitar o comportamento humano ao utilizarem dados extensivos de exemplos anteriores de comportamento similar. O resultado: melhora no desempenho estratégico das empresas. Mas como? Se você quer saber como a tecnologia revolucionou o mercado como conhecemos, continue lendo nosso artigo. 

1) Gestão de Dados 

O excel é um recurso muito utilizado para empresas que ainda não se atualizaram para organizar dados e informações importantes.  

Mas não é um recurso seguro e confiável. Quando é necessário cruzar os dados ou identificar rapidamente uma informação, por exemplo, o excel não é adequado.  

Ao ter uma plataforma onde todos os dados estão centralizados, concentrados e armazenados utilizando da Inteligência Artificial, você tem uma equipe muito mais organizada, eficiente, proativa e sintonizada.  

Por meio da implantação correta de uma q, é possível também fazer a sua gestão e análise, tornando tudo mais ágil, poupando horas de trabalho que poderiam ser utilizadas em tarefas mais importantes.  

A partir dos dados também é possível corrigir estratégias que não estão funcionando, com base em informações concretas.  

Concluindo, reunir e organizar informações é muito importante para construir estratégias sólidas.

Você pode gostar:

Extraia o máximo de cada metodologia ágil

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

2) Utilização de chatbot  

Um dos exemplos de Inteligência Artificial é a utilização de chatbots para fazer atendimento. Este recurso tem conquistado cada vez mais espaço nas empresas e com certeza você já se deparou um atendimento via IA.  

Os chatbots são ferramentas capazes de produzir conversas, com respostas preparadas e automatizadas, transmitidas por um sistema informatizado. Além disso, podem ser integrados em qualquer website, landing page, messengers e até mesmo WhatsApp.  

Com o chatbot, você consegue responder perguntas sobre clientes, produtos ou serviços de forma rápida, organizada e economizando recursos.  

3) Automatização de tarefas burocráticas 

A Inteligência Artificial impacta não apenas o macro, mas também o micro. As tarefas burocráticas fazem parte do dia a dia das equipes e, por mais que não sejam complexas, são tarefas que demandam energia, que poderia ser utilizada para desempenhar outras tarefas mais importantes.  

A IA permite realizar tarefas de forma automática, que antes eram feitas manualmente, em pouquíssimo tempo. Além disso, a IA ajuda que todas as informações estejam organizadas e acessível sem a necessidade de perder tempo organizando documentos.  

Você pode gostar:

Estivemos na Febraban 2023!

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

4) Aumento da produtividade 

A inteligência artificial revolucionou a maneira como os profissionais abordam seu trabalho e um dos benefícios mais significativos que ela traz é o aumento da produtividade. 

No mundo de negócios acelerado de hoje, onde tempo é dinheiro, as empresas estão sempre procurando maneiras de maximizar a eficiência e fazer mais em menos tempo. As ferramentas baseadas em IA fornecem uma solução para esse problema, oferecendo resultados mais rápidos e precisos. 

Ao automatizar tarefas rotineiras, como entrada de dados, análise e geração de relatórios, a IA libera os profissionais para se concentrarem em atividades de nível superior que exigem criatividade e pensamento crítico. Isso significa que eles podem concluir projetos mais complexos em menos tempo, mantendo um alto nível de precisão. 

Como resultado, as empresas podem aumentar sua produção sem precisar contratar pessoal adicional ou investir em atualizações. 

Outra vantagem do uso da IA é que ela pode ajudar os profissionais a identificar áreas em que poderiam ser mais produtivos. 

5) Redução de custos operacionais 

Todas as atividades realizadas em uma empresa envolvem custos, e muitas delas, custos altos. 

Ao visualizarmos o panorama de atividades operacionais realizadas pelos funcionários, é identificado um alto volume de tempo gasto em tarefas rotineiras, mas também necessárias. 

 

Porém, se compararmos o investimento em uma Inteligência Artificial e os gastos anuais para a realização daquelas tarefas repetitivas, por exemplo, conseguimos visualizar uma economia imensa para a organização. 

Isto porque além da redução nos custos operacionais, a Inteligência Artificial ainda proporciona uma economia a longo prazo e oportunidades de escalabilidade para a empresa. 

6) Redução de falhas e retrabalho  

Com o uso da Inteligência Artificial os erros humanos são reduzidos, já que um robô de software que não é impactado pela exaustão de uma atividade e não é afetado pelo excesso de informação. 

Um profissional, por melhor que seja, sempre estará sujeito a falhas. Alguns pontos podem contribuir para falhas, como a carga de trabalho e os desafios do dia a dia. 

Dependendo de como foi o dia de trabalho, ao chegar no final, o funcionário poderá não ter a mesma atenção de antes. O que pode acarretar falhas na operação e em retrabalhos desnecessários. 

Outra questão é a própria limitação de análise. Quando comparado a um robô, que analisa milhares de dados por segundo, o humano tem menor capacidade de tomada de decisões que exigem uma grande apuração de dados. 

Escolha a parceira certa e aproveite os melhores benefícios da Inteligência Artificial! 

Todos esses benefícios são possíveis para a sua empresa, mas apenas se você fizer a implantação correta da Inteligência Artificial. Alguns pontos devem ser levados em consideração:  

  • Experiência e expertise  
  • Conhecimento técnico  
  • Aprofundamento na realidade do cliente.  

Aqui na SIS, temos experiência de mercado de 20 anos de existência, com os mais capacitados profissionais para atender a sua realidade. Estudamos o seu negócio e personalizamos ações que realmente terão impactos efetivos para você e para a sua equipe.  

Fale com a gente hoje mesmo!

Saiba mais sobre Inteligência Artificial
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Como iniciar a sua jornada na transformação digital
authorPor: Time SIS
Segundo pesquisas, muitas empresas brasileiras ainda enfrentam dificuldades na hora de implantar a Transformação Digital em seus negócios. Neste artigo, descomplicamos esse processo e te ajudamos a usar a tecnologia para alcançar melhores resultados.
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais

Como utilizar a tecnologia de forma estratégica para as empresas
leia mais

6 estratégias de segurança de dados que vão ajudar a sua empresa a se prevenir
leia mais
whatsapp