Extraia o máximo de cada metodologia ágil

Nós já te contamos como ter mais controle de resultados com metodologias ágeis, agora, chegou o momento de falar sobre a diferença das abordagens ágeis e como seu negócio pode se beneficiar na adoção de cada uma delas.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Importante ressaltar, que, o sucesso na adoção de cada metodologia será possível com a devida adoção de todas as pessoas da sua equipe, por isso, no momento de busca, análise e escolha de uma metodologia ágil, tenha em mente que o envolvimento das pessoas que irão atuar na frente ágil também é de extrema importância. 

Considerações para cada metodologia ágil

Antes de optar por uma ou algumas frentes específicas, é importante entender que os processos ágeis sejam implementados para a otimização da eficiência de uma squad ou de um processo de entrega, onde as equipes consigam sinergia da evolução de cada entrega. 

Tenha em mente sempre a evolução das estregas e melhor visualização de gestão, com isso, será mais fácil o momento de escolha de qual método utilizar.  

Entre metodologias tradicionais e contemporâneas, temos 7 métodos que devem ser destacados:

Kanban 

De tão utilizado, Kanban parou de ser considerado uma metodologia ágil e é reconhecido hoje como um sistema padrão de organização, isso acontece pela facilidade na sua utilização e na quantidade de ferramentas que incentivam sua adoção

O sistema consiste em uma organização visual, com classificação por status em quadros, com etapas do projeto distribuídas em colunas, divididos em: a fazer, fazendo e concluído. 

Por conta da facilidade, o método Kanban auxilia no apoio das outras metodologias

Scrum 

Atualmente é a metodologia mais utilizada, e com kanban fazem o conjunto de funcionalidades mais utilizadas pela empresa. 

No método, o projeto é dividido em ciclos que duram até 4 semanas, que possuem atualizações e funcionalidades que são implementadas conforme a evolução das entregas, que atua para uma evolução potencial do backlog. 

Cada ciclo é chamado de sprint, e no início de cada um desses momentos, é definido quais itens devem ser priorizados, para que toda a programação de backlog tenha uma evolução contínua.

Você pode gostar:

Estivemos na Febraban 2023!

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Lean 

Nesta metodologia o foco é em utilizar recursos e tempos mínimos para a diminuição de custos, essa estratégia deve ser utilizada para diminuir excessos e encontrar formas de redução de complexidade, ao mesmo tempo, auxilia a melhora dos resultados. 

Extreme programming 

Aqui, nós afunilamos as metodologias ágeis para sua aplicação no desenvolvimento de softwares e aplicações, onde se busca garantir a maior qualidade de entregas, enquanto aumenta a qualidade útil do time atuante, o processo envolve fatores que atuam para que a comunicação e simplicidade evolutiva sejam aproveitados ao máximo, em escopo de planejamento com pequenas fases com integração contínua e design de software avançado.  

Microsoft Solutions Framework (MSF) 

Pelo nome já podemos imaginar que a criação do método foi nos anos 90, para sermos exatos, a metodologia foi criada em 1994, e inclui práticas que englobam tanto o desenvolvimento de softwares quanto consultorias direcionas para a disponibilidade de um framework flexível, capaz de guiar com assertividade a evolução do criamento de software com um acompanhamento para gerar o máximo valor de cada etapa.  

No método, todos os envolvidos são responsáveis pela qualidade e aderência da solução criada, fazendo da verificação contínua uma ação cotidiana.  

Feature Driven Development (FDD) 

Neste modelo, o estudo dos problemas de evolução deve ser baseadas em situações interativas que consigam dar visão para todos os envolvidos. Com isso, é analisado toda a condição do objeto em estudo para a evolução, com ações pensadas para descomplicar a entrega do projeto.  

Dynamic System Development Model 

O foco nessa metodologia é com limite preciso de prazos e orçamentos, onde nada pode ser desconsiderado e todo o ciclo deve gerar apenas uma contínua melhora para a entrega final. Este é um método utilizado mais para situações pontuais, onde é integrado funções entre os módulos onde não é permitido o retorno de processos, exigindo uma extensa colaboração entre a equipe de desenvolvimento e os clientes.


Você pode gostar:

Tenha mais controle dos resultados com Metodologias Ágeis

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Ponto comum de metodologias ágeis   

Cada necessidade é beneficiada por uma metodologia específicas, às vezes, são usadas mais de uma para um projeto ou evolução de um departamento, porém, em todos os métodos deve ser priorizado a comunicação entre pessoas, times, squads e departamentos, de modo que a evolução de uma entrega ou a evolução de qualidade sobre um departamento influencie para um engajamento interdisciplinar de todos aqueles que atuam em conjunto, ou seja, sendo seu time uma equipe de desenvolvimento de software ou marketing, é importante que o objetivo de cada ação seja desenhado antes mesmo da criação de uma tarefa ou protótipo. 

E, para que isso aconteça de forma efetiva e sem onerar as equipes atuantes, é importante que o seu negócio seja apoiado por pessoas que entendam suas necessidades e encorajem o melhor caminho a ser seguido.  

Na SIS, nós apoiamos a melhor forma de evoluir seu negócio, com integração de metodologia ágil pensada para se moldar ao seu modelo de negócio, de modo a extrair o maior valor sobre suas entregas. 

Saiba mais sobre metodologias ágeis!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

A importância da Transformação Digital para a redução de custos nas empresas
leia mais