Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões

Aumentar as conversões é o objetivo de praticamente todas as empresas. Com o apoio da tecnologia, atingir essa meta fica mais fácil. Neste artigo, te contamos como os Chatbots utilizam a IA para aumentar as conversões.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Quando buscamos ser atendidos para adquirir um produto, serviço ou resolver algum problema, gostamos que todo o processo aconteça de forma ágil, simplificada, sem que faça a gente perder muito tempo e sem ter que ficar repetindo muitas vezes a mesma informação.

Para que tudo isso aconteça de forma mais natural, a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de Chatbots.

Um artigo da Harvard Business Review contou que as empresas que usam IA aumentaram em 50% a quantidade de leads, reduziram os custos entre 40 e 60% e diminuíram o tempo das chamadas dos clientes entre 60 e 70%.

Neste artigo, te contamos como essa ferramenta atua para proporcionar um atendimento mais eficiente e ágil para os seus clientes e como essa ferramenta te ajuda a impulsionar cada vez mais os seus negócios. Confira!

Como os Chatbots impactam nos resultados da empresa?

O Chatbot é uma ótima ferramenta para filtrar aqueles clientes que realmente estão interessados em seus produtos e serviços. Assim, o seu time consegue demandar esforço para leads que realmente têm mais probabilidades de converter, poupando recursos e melhorando as suas conversões.

Você pode gostar:

Como utilizar o chatbot da melhor maneira

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

E onde a IA entra nessa história?

A IA tem o poder de transformar o Chatbot. De simples programas que seguem comandos, com a IA, eles evoluem e se tornam capazes de aprender e interagir com as pessoas, de forma cada vez mais parecida com o comportamento humano.

Alguns exemplos práticos de como a IA atua nos Chatbots:

Entendimento de linguagem natural:

Os Chatbots empregam modelos de PLN como BERT ou GPT para melhor entender e processar a linguagem humana, o que permite que eles respondam a perguntas complexas e conduzam diálogos de forma mais fluída. Assim, o seu cliente não tem a sensação de estar conversando com robôs e recebendo um atendimento frio e distante.

Respostas baseadas em contexto:

Os Chatbots avançados analisam o contexto de uma conversa para fornecer respostas pertinentes e bem articuladas ao assunto sendo discutido. Isso garante uma efetividade nas respostas e a resolução assertiva da necessidade do seu cliente.

Customização:

Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, conhecidos como machine learning, os Chatbots podem analisar interações passadas para customizar diálogos e recomendar produtos ou serviços que correspondam aos interesses do usuário.

Além disso, os Chatbots aprendem com cada interação e ajustam suas respostas tendo como base feedbacks e novos dados para aprimorar os seus serviços continuamente.

Os Chatbots também utilizam técnicas para detectar emoções e responder de maneira adaptada aos usuários, como lidar com frustrações ou agradecer a elogios. 

Atendimento proativo:

Os Chatbots inteligentes podem sugerir ações que os usuários talvez não tenham pensado, promovendo um aumento nas conversões e gerando insights.

Você pode gostar:

5 passos para fornecer o melhor atendimento para os seus clientes com o auxílio da tecnologia

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Os Chatbots que utilizam IA estão em constante evolução. Mas já são nítidos os benefícios que ele proporciona para as empresas. Veja qual vai ser o futuro do Chatbot e quais as evoluções previstas:

  • Diálogos mais naturais: prevê-se que os Chatbots se tornem praticamente indistintos de humanos em habilidade conversacional.
  • Integração com múltiplos canais: manter a continuidade das conversas por meio de diferentes plataformas é uma tendência emergente.
  • Decisões mais autônomas: futuramente, Chatbots poderão realizar tarefas complexas e tomar decisões independentes seguindo diretrizes éticas claras.


Também falamos nos chamados “agentes”, que são a evolução dos chatbots. Vamos te explicar a diferença:

Chatbot:

É um sistema de software projetado para simular conversas com usuários humanos. Chatbots podem ser simples, operando com base em regras pré-definidas e scripts, ou mais complexos, usando modelos de processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, para gerar respostas mais naturais e contextuais. Chatbots são comumente usados em websites, aplicativos de mensagens e em centrais de atendimento ao cliente para fornecer assistência ou informações automatizadas.

Agente:

Em contextos de inteligência artificial, um "agente" geralmente se refere a qualquer entidade autônoma que percebe seu ambiente por meio de sensores e atua sobre esse ambiente para alcançar objetivos específicos. Em termos de conversação ou serviços digitais, um agente pode ser mais sofisticado e capaz de realizar tarefas mais complexas além de simplesmente responder a perguntas, podendo interagir com outros sistemas, aprender com as interações e tomar decisões autônomas.

Leve os chatbots para a sua empresa!

Se você quer ter esse recurso na sua empresa, fale com a gente! Atuamos com a implantação das melhores ferramentas do mercado e temos um time especializado para definir a estratégia ideal para o seu negócio.

Impulsione os seus resultados com a gente!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Tiago Luiz

Gerente de Projetos

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
O uso da nuvem pelas empresas brasileiras
authorPor: Time SIS
A sua empresa já aderiu ao uso da nuvem? Neste artigo, falamos um pouco sobre como a implantação da nuvem nas empresas brasileiras tem crescido. Confira!
leia mais

Estivemos no Salesforce World Tour!
leia mais

Como iniciar a sua jornada na transformação digital
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais
whatsapp