Motivos para aderir a Transformação Digital

A transformação digital chegou para revolucionar a forma como lidamos no trabalho e na vida pessoal. Veja porque é tão importante adotá-la.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

A transformação digital está bastante em pauta na modernidade tecnológica. Com a chegada de novos recursos que facilitam o dia a dia das empresas, as companhias que não se adaptam acabam deixando de se desenvolver e conquistar resultados ainda mais satisfatórios. É importante ressaltar que a transformação digital é um processo que envolve recursos e pessoas.  

O que é? 

O processo de transformação envolve diversos fatores, desde os processos físicos para implantação da tecnologia, até a mudança de mentalidade dos colaboradores. Todos os projetos devem ser pensados de uma maneira mais tecnológica desde o início. Mas como fazer isso?  

A atualidade exige que os problemas sejam solucionados de forma ágil, portanto, a primeira atitude a ser tomada é buscar diferentes maneiras de lidar com as situações cotidianas da organização.  

A transformação digital pode ser caracterizada em uma empresa quando aciona qualquer um destes gatilhos: 

  • Modelos de negócio: criar novas formas de operação e de faturamento
  • Conectividade: conquistar engajamento completo e em tempo real
  • Processos: ter foco na experiência do consumidor, com uso de automação para melhorar entregas 
  • Analytics: adoção de uma cultura de dados para melhorar a tomada de decisão. 

O que ocasionou?  

Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo do tempo resultaram nessa transformação. Com a chegada de recursos adequados, ficou mais fácil armazenar e organizar as novas informações recebidas diariamente. Resumindo: o avanço tecnológico desencadeou a necessidade da transformação.  

O objetivo é que as diversas possibilidades novas tragam benefícios para o modo de trabalho e para os clientes que as empresas buscam conquistar, melhorando a comunicação, automatizando alguns processos, auxiliando no desempenho e gerando resultados satisfatórios.

Você pode gostar:

O que é a cultura DevOps?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

9 de April de 2024
Leia mais
capa do artigo

Como funciona?  

Diferente do que as pessoas possam acreditar, transformação digital é mais do que a aquisição de novos computadores. A mudança começa nos valores e na mentalidade da instituição e dos colaboradores.  

Treinar o público interno e ensiná-los a lidar com os novos processos, instalar os recursos necessários e organizar as informações nas instituições são as etapas da mudança.  

Os pilares da transformação  

Alguns pontos devem ser considerados:  

  • Clientes: se não tem cliente, não tem empresa, por isso esse é o primeiro pilar que citamos. É muito importante oferecer soluções ágeis que beneficiem a relação entre empresa e cliente

  • Competição: a competição entre as empresas sempre existiu. Porém, a tecnologia amplia o conceito de concorrência, pois aproxima empresas de regiões diferentes e não necessariamente em uma mesma localização

  • Dados: essa é uma ferramenta muito importante para que as empresas tenham sucesso. Determinar a estratégia a partir de dados aumenta a probabilidade de resultados positivos

  • Inovação: Inovar é dar sugestões, trazer ideias e simplificar alguns processos já existentes 
  • Consumo: Esse processo acompanha os hábitos de consumo dos clientes. Quando acompanhamos as mudanças tecnológicas e as rotinas de compras das pessoas, é possível entender o que pode mudar e quais ferramentas adotar.  


Alguns resultados da transformação digital 

  • Na produção: usando os dados de clientes, é possível produzir apenas sob demanda, evitando ficar com produtos parados em estoque por muito tempo 

  • Na comunicação: o relacionamento com o público se torna mais fácil por meio das plataformas digitais e das redes sociais, que permitem responder com agilidade às dúvidas do consumidor 

  • Nas vendas: com o crescimento nesse setor, muito devido a pandemia, investir no comércio on-line pode ser uma excelente saída para aumentar as vendas

 

  • No financeiro: a digitalização torna a empresa mais sustentável e permite que recursos sejam realocados em processos mais estratégicos 

  • No ambiente de trabalho: dependendo do seu tipo de negócio, você pode oferecer aos colaboradores a possibilidade de home office em um período de tempo. Afinal, com os recursos digitais, é possível realizar algumas atividades de qualquer lugar. 

Como aplicar nas empresas?  

Os pontos que devem ser considerados:   Pense quais ações podem trazer soluções rápidas e que irão beneficiar a sua empresa. 

Invista em ferramentas digitais que serão úteis para os departamentos de sua organização. 

Capacite seus profissionais para utilizar as ferramentas que foram implantadas. É muito importante que todos da empresa fiquem cientes das mudanças realizadas. 

Qual a importância da transformação digital?  

A resposta dessa pergunta é muito simples: todas as empresas estão passando por esse movimento para obter crescimento. Por que não adotar e ficar para trás?  

Para se manter em evidência, é importante ter uma equipe capacitada para auxiliar sua empresa a passar pela transição digital, utilizando os pontos mais fortes da organização.  

Com o passar do tempo, as necessidades dos clientes foram mudando com base na tecnologia e por isso é tão importante se adaptar nesse novo cenário.  

Benefícios 

Facilita a comunicação entre a empresa e o cliente 

Melhoria nas relações dentro das próprias equipes

Promove um ambiente de trabalho mais produtivo, com melhores resultados

Aumento da lucratividade e gera resultados satisfatórios.

Principais tecnologias 

Armazenamento em nuvem 

A nuvem é uma forma de armazenar arquivos e documentos com segurança. Usar a nuvem permite que os colaboradores de uma empresa, por exemplo, acessem os dados de qualquer computador, em qualquer lugar que eles estejam.  

Além disso, economiza espaço, já que deixa de ser necessário o armazenamento de papéis e torna o processo mais seguro.  

Mídias Sociais 

As redes sociais são ótimas ferramentas para se conectar com pessoas. Essa estratégia tem sido muito utilizada para fazer contato com possíveis clientes, o que, consequentemente, aumenta a lucratividade das instituições.  

Mobilidade 

A mobilidade não se trata apenas de atingir novos clientes por meio de mais dispositivos móveis, mas também é uma forma da organização controlar estoque, pagamentos e comunicação.  

Dados 

Utilizar relatórios com dados é muito importante na tomada de decisões. É dessa maneira que os comportamentos, hábitos e preferências dos clientes são reconhecidos, possibilitando traçar estratégias mais assertivas.  

Quais as próximas tendências?  

O principal desafio é acompanhar as constantes mudanças do meio digital. Para isso, é necessário estar sempre um passo a frente e cultivando a menta aberta, sem esquecer uma parte importante do processo: o cliente. 

Saiba mais sobre os motivos para aderir a Transformação Digital
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Etarismo: A Jornada da Melhor Idade no Mundo dos Negócios
authorPor: Time SIS
Entenda o que é o etarismo, como ele impacta o público 50+ no mercado de trabalho e como sua empresa pode combater esse preconceito e valorizar os talentos experientes!
leia mais

Conheça a Joint Venture entre a SIS e a Coach IT!
leia mais

Como utilizar o chatbot da melhor maneira
leia mais

Entregando Soluções Digitais Sob medida de Qualidade
leia mais