Design para os seus negócios: veja como adotar esse recurso

O Design Thinking é uma ferramenta para melhorar a experiência do usuário. Com ele, é possível gerar e organizar ideias, assim como soluções para os problemas que são relatados. Confira!
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O Design Thinking é uma abordagem para criar soluções inovadoras e pode estar presente de diferentes maneiras no seu cotidiano, muitas vezes sem que você tenha percebido. Quer ver? 

Você já parou para pensar por que na maioria dos elevadores têm espelho? Existem diversos motivos para isso, a principal delas é a distração.

Quando você se encontra dentro de um elevador, a sua única função é esperar, e para tornar esse processo menos exaustivo são colocados esses espelhos que te distraem e não te deixam pensar que você está esperando. Isso é Design Thinking! 

Neste artigo, vamos te contar mais detalhes sobre Design Thinking e de que forma a SIS auxilia as empresas nesse processo.

O que é?  

Design Thinking é uma abordagem à análise de problemas e desenvolvimento de soluções que veio da área de design. Mas o que design tem a ver com empreendimento e as necessidades de um negócio? 

Considere que um profissional de design nota desafios do dia a dia e elabora soluções práticas para eles, melhorando a experiência das pessoas. Esses desafios podem ser problemas sérios ou banalidades. A questão aqui é o olhar atento a como aprimorar a experiência. 

Você alguma vez já usou um produto e ficou com a impressão de que as pessoas que o criaram jamais precisaram usá-lo, pois, se tivessem usado, teriam percebido que ele era péssimo? As primeiras versões do controle do Nintendo Wii, por exemplo, foram duramente criticadas por usuários. Além do formato retangular, pouco ergonômico, os controles acabavam sendo atirados contra a tela da TV por não terem uma corda de segurança. Felizmente, esses problemas foram resolvidos com as atualizações do produto e, para isso, foi preciso ouvir os usuários. 

Não foi à toa que um tweet sobre um “pendurador” de banana viralizou: embora ninguém esteja sofrendo profundamente armazenando suas bananas em fruteiras comuns ou na geladeira, o design criativo e prático desse produto atrai as pessoas. É basicamente isso que significa “pensar como um designer”, a filosofia que fundamenta o que é Design Thinking.

Você pode gostar:

Inovação Tecnológica: tudo o que a sua empresa precisa saber

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Tela de computador com imagem de bananaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa 

Criado por Tim Brown, criador do livro Change by Design, e David Kelley, o Design Thinking nada mais é do que o pensamento crítico e criativo, visando praticidade e utilidade. Mais do que uma preocupação estética, o uso do Design Thinking no mundo dos negócios está voltado para a inovação, sempre em busca de soluções satisfatórias para consumidores. 

Precisa de soluções para facilitar a vida de seus usuários? Nós podemos te ajudar. Fale com a gente! 

As bases do Design Thinking 

Empatia

Significa se colocar no lugar do outro para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Com isso, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas. 

Experimentação 

É importante experimentar ideias e arriscar. Dessa forma, é possível aprender muito com os erros. Junte o maior número de ideias e, depois, prototipe as melhores. 

Prototipação 

Significa criar modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável. Trata-se de concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir. 

O Design Thinking é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. Assim, é preciso acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, impactar positivamente as pessoas e criar soluções de negócio inovadoras. Prototipar é usar a criatividade para transformar desafios em oportunidades. 

O processo 

O processo de designviabiliza o Design Thinking. Ele pode ocorrer por meio de uma abordagem estruturada para gerar e aprimorar ideias. É realizado em quatro fases, da identificação do desafio até a solução do problema. 

Você pode gostar:

Como a Consultoria Estratégica aumenta a produtividade da sua empresa

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

As fases são: 

- Imersão (insights) 

- Ideação 

- Prototipação 

- Realização 

Elas podem se repetir ao longo do processo, já que pode ser necessário refinar as ideias ou partir de outro ponto de vista. 

Sabemos que são muitas etapas que podem causar confusão e dificuldade. Por isso, ter ao lado uma empresa que entende do assunto e está há 20 anos no mercado faz toda diferença. Nós da SIS somos essa empresa e temos uma equipe preparada para te dar todo suporte. 

Um processo contínuo 

Design Thinking é um processo que está em constante mudança, por isso é importante ter uma empresa que entenda do processo e que tenha a expertise necessária para atender as demandas que o seu negócio pede.  

Confira as etapas: 

1. Experimentação e teste 

Com as soluções geradas, parte-se para a etapa da seleção e refinamento das melhores ideias, na qual algumas poucas ideias ficam prontas para serem prototipadas. Os protótipos podem ser simples, como um desenho em uma folha, cartolina, papelão, entre outros materiais acessíveis. O objetivo é se aproximar de uma versão com informações suficientes sobre a tela para testar com usuários reais e assim obter feedbacks e sugestões de melhoria. 

2. Melhorias em movimento 

O processo do design continua, ele não tem fim. Qualquer mudança no mercado, na vida das pessoas ou no fluxo interno da empresa poderá exigir a atualização do aplicativo, em qualquer dos seus momentos de interação com os usuários. O próprio sistema de navegação precisa de design contínuo, uma vez que suas telas, de abertura, cadastro, login, busca, compra, e todas as que forem necessárias devem ser totalmente práticas e intuitivas, de acordo com os aprendizados em questão. 

Uma imagem contendo GráficoDescrição gerada automaticamente 

Confira,neste infográfico, uma ilustração do conceito e do processo do Design Thinking, além de como usá-lo nas soluções do dia a dia. 

A essência 

O design, na sua essência, é a capacidade de equilibrar um projeto sobre três pilares, garantindo as melhores soluções. 

Viabilidade - Praticabilidade - Desejabilidades 

De forma geral, a viabilidade e a praticabilidade são mais comumente lembrados e considerados pelos empresários. A primeira, viabilidade, diz respeito a uma solução viável financeiramente, capaz de gerar um modelo de negócio sustentável. A segunda, praticabilidade, considera a viabilidade técnica do projeto em curto prazo, ou seja, considera se é tecnologicamente possível realizar o que está sendo proposto. No entanto, o diferencial do pensamento de design está justamente na terceira, a desejabilidade. 

DiagramaDescrição gerada automaticamente 

Ou seja, quando se usa design em um projeto, significa que todo o trabalho é orientado pelas pessoas envolvidas naquele contexto, considerando clientes, colaboradores, usuários e outros indivíduos. 

As inovações propriamente ditas são criadas dessa maneira, na medida em que não necessariamente envolvem uma tecnologia de ponta, mas resultam do valor que o cliente percebe ao fazer uso delas. Pensar como um designer dentro do seu negócio pode ser justamente o que está faltando para que o empresário entregue o valor que gostaria aos seus clientes. 

Fazer uma imersão pelo mundo deles e entender que necessidades, desejos e expectativas eles realmente têm, e não os que o empresário acha que têm, pode tornar o negócio mais humano e desejável. 

Tenha com você uma consultoria estratégica especializada em inovação e Transformação Digital. Adote Design Thinking em seus negócios e aproveite todos os benefícios que esse recurso oferece, com a expertise que só a SIS possui! 

Fale com a gente.  

Saiba mais sobre Design Thinking!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

O papel estratégico dos profissionais de TI nas organizações
leia mais