Quer saber como o seu negócio pode se tornar mais lucrativo e atrativo para os clientes? Confira nesse artigo como UX Research te ajuda nesse processo.
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
O termo UX é um dos assuntos mais populares da atualidade. Mas hoje, especificamente, vamos falar sobre UX Research e as estratégias envolvidas acerca desse tema. Confira!
Mas antes, vamos recapitular: o que é UX?
O termo UX é a abreviação de User Experience, em inglês, ou Experiência do usuário, traduzido para o português. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo entregar ao cliente a melhor experiência aos usuários, seja de serviços e de produtos, tanto digitais, quanto físicos. O objetivo é garantir o uso de sites, aplicativos, softwares e outras soluções de forma fácil, fluida, prática e sem obstáculos para o cliente.
Quais as áreas de UX?
UX Research: tem como foco elaborar e realizar pesquisas com os usuários, a fim de identificar comportamentos, necessidades, dores etc
UX Developer: responsável pelo desenvolvimento de ferramentas e soluções
UX Writing: área de redação especializada em melhorar a experiência do usuário quanto aos textos e parte escrita das soluções oferecidas
Product Design: trabalha a parte visual dos produtos, softwares, aplicativos etc
UX Strategy: relaciona a experiência do usuário com a estratégia da empresa
Usability Analyst: responsável pela análise e viabilidade das soluções oferecidas
Information Architect: visa estruturar todas as informações que serão entregues aos usuários, de modo a facilitar a interação
Hoje, em específico, vamos falar do UX Research.
O que é UX Research?
De maneira mais completa, a UX Research é o processo de investigação dos usuários, assim como suas necessidades e suas dores. A partir desse contexto, surgem insights para o processo de criação da experiência do usuário.
Essa investigação utiliza de variadas técnicas, ferramentas e metodologias para entender o perfil comportamental e as preferências dos clientes, revelando, assim, informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.
Para obter mais assertividade no perfil, recursos quantitativos e qualitativos são utilizados nesse processo, incluindo entrevistas, pesquisas de mercado, definição de personas e testes de usabilidade.
O foco do UX Research é obter e interpretar dados obtidos. Esse processo pode ocorrer nas etapas generativa (ideação) e avaliativa (validação) de um processo de desenvolvimento. A pesquisa de UX ajuda a sua empresa a impulsionar o design de produtos e serviços, validar suposições que são feitas pela equipe sem base de dados, reduzir custos e aumentar os lucros.
Você pode gostar:
Design para os seus negócios: veja como adotar esse recurso
Mas quem é o profissional responsável por essas pesquisas?
Anteriormente, a pesquisa da experiência do usuário era conduzida por profissionais de UX. Outros grupos de uma empresa compartilhariam o que gostariam de estudar e a equipe de UX projetaria, conduziria e relataria os resultados dessa pesquisa. As respectivas equipes usariam essas informações para fazer as alterações necessárias e testar novamente.
Com a expansão da área de UX, a segmentação foi necessária para não sobrecarregar o profissional e oferecer um atendimento completo ao cliente. Assim nasceram as divisões citadas no início do texto.
Os UX Writing e os UX design são muito importantes, assim como o UX Research e cada um pode se dedicar integralmente a sua área de atuação.
O que é mais importante, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa ou ambas?
Para entender os hábitos e costumes dos clientes, é importante entender todo o contexto que a empresa está inserida. Portanto, a resposta para essa pergunta é: depende.
Um profissional de UX Research consegue indicar qual a melhor abordagem para o seu negócio. Algumas opções são questionários, testes individuais de usabilidade, entrevista com usuários, grupos focais, estudos e análises. Tudo depende do seu nicho e do seu objetivo com o seu produto ou serviço.
Tipos de pesquisa de mercado para UX Research
Pensando especificamente na pesquisa de mercado quantitativa, alguns tipos de estudo fazem toda a diferença para entender seu usuário e investigar melhor a sua experiência.
Os principais, para te inspirar na sua estratégia de UX Research, são:
Teste de produto – Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial, pode identificar qual o seu público-alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade.
Teste de campanha – As estratégias de marketing e publicidade podem despertar as interações mais diversas entre consumidores e marcas. Mas como garantir que isso acontece? Como garantir que o seu usuário capta sua mensagem, interage corretamente com sua ação de marketing e absorve o conteúdo positivamente? Um teste de campanha vai te ajudar a obter essas respostas.
Teste de conceito – Vai lançar um novo negócio? Uma nova funcionalidade dentro de algo que já existe? Quer passar uma mensagem totalmente nova? Então teste conceitos. De forma bem ampla, uma pesquisa de teste de conceito pode apresentar a usuários em potencial uma série de novidades e medir como eles reagem a isso.
Lembrando que esses indicativos são apenas o começo do trabalho de UX Research e que todas as outras etapas se iniciam aqui!
Como ter o trabalho de UX Research?
A SIS possui equipe estratégica e operacional capacitada para fornecedor toda a consultoria e desenvolvimento para o seu negócio. O UX é o catalisador para reunir o usuário, a tecnologia e a empresa, tudo isso por meio da criação de interfaces. Nossa meta é a entrega de um projeto que, interação por interação, torne a vida do usuário melhor e o seu negócio ainda mais lucrativo, organizado e completo.