Torne o seu negócio lucrativo com UX Research

Quer saber como o seu negócio pode se tornar mais lucrativo e atrativo para os clientes? Confira nesse artigo como UX Research te ajuda nesse processo.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O termo UX é um dos assuntos mais populares da atualidade. Mas hoje, especificamente, vamos falar sobre UX Research e as estratégias envolvidas acerca desse tema. Confira! 

Mas antes, vamos recapitular: o que é UX?

O termo UX é a abreviação de User Experience, em inglês, ou Experiência do usuário, traduzido para o português. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo entregar ao cliente a melhor experiência aos usuários, seja de serviços e de produtos, tanto digitais, quanto físicos. O objetivo é garantir o uso de sites, aplicativos, softwares e outras soluções de forma fácil, fluida, prática e sem obstáculos para o cliente.

Quais as áreas de UX?

  • UX Research: tem como foco elaborar e realizar pesquisas com os usuários, a fim de identificar comportamentos, necessidades, dores etc 
  • UX Developer: responsável pelo desenvolvimento de ferramentas e soluções 
  • UX Writing: área de redação especializada em melhorar a experiência do usuário quanto aos textos e parte escrita das soluções oferecidas
  • Product Design: trabalha a parte visual dos produtos, softwares, aplicativos etc 
  • UX Strategy: relaciona a experiência do usuário com a estratégia da empresa
  • Usability Analyst: responsável pela análise e viabilidade das soluções oferecidas 
  • Information Architect: visa estruturar todas as informações que serão entregues aos usuários, de modo a facilitar a interação 


Hoje, em específico, vamos falar do UX Research.  

O que é UX Research? 

De maneira mais completa, a UX Research é o processo de investigação dos usuários, assim como suas necessidades e suas dores. A partir desse contexto, surgem insights para o processo de criação da experiência do usuário.  

Essa investigação utiliza de variadas técnicas, ferramentas e metodologias para entender o perfil comportamental e as preferências dos clientes, revelando, assim, informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.  

Para obter mais assertividade no perfil, recursos quantitativos e qualitativos são utilizados nesse processo, incluindo entrevistas, pesquisas de mercado, definição de personas e testes de usabilidade.  

O foco do UX Research é obter e interpretar dados obtidos. Esse processo pode ocorrer nas etapas generativa (ideação) e avaliativa (validação) de um processo de desenvolvimento. A pesquisa de UX ajuda a sua empresa a impulsionar o design de produtos e serviços, validar suposições que são feitas pela equipe sem base de dados, reduzir custos e aumentar os lucros. 

Você pode gostar:

Design para os seus negócios: veja como adotar esse recurso

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Mas quem é o profissional responsável por essas pesquisas?  

Anteriormente, a pesquisa da experiência do usuário era conduzida por profissionais de UX. Outros grupos de uma empresa compartilhariam o que gostariam de estudar e a equipe de UX projetaria, conduziria e relataria os resultados dessa pesquisa. As respectivas equipes usariam essas informações para fazer as alterações necessárias e testar novamente. 

Com a expansão da área de UX, a segmentação foi necessária para não sobrecarregar o profissional e oferecer um atendimento completo ao cliente. Assim nasceram as divisões citadas no início do texto. 

Os UX Writing e os UX design são muito importantes, assim como o UX Research e cada um pode se dedicar integralmente a sua área de atuação.  

O que é mais importante, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa ou ambas?  

Para entender os hábitos e costumes dos clientes, é importante entender todo o contexto que a empresa está inserida. Portanto, a resposta para essa pergunta é: depende.  

Um profissional de UX Research consegue indicar qual a melhor abordagem para o seu negócio. Algumas opções são questionários, testes individuais de usabilidade, entrevista com usuários, grupos focais, estudos e análises. Tudo depende do seu nicho e do seu objetivo com o seu produto ou serviço.  

Tipos de pesquisa de mercado para UX Research 

Pensando especificamente na pesquisa de mercado quantitativa, alguns tipos de estudo fazem toda a diferença para entender seu usuário e investigar melhor a sua experiência. 

Você pode gostar:

Retrospectiva SIS: tudo o que aconteceu em 2022

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Os principais, para te inspirar na sua estratégia de UX Research, são: 

  • Teste de produto – Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você vai descobrir se a sua ideia é mesmo genial, pode identificar qual o seu público-alvo, saber se já existem concorrentes no mercado e quais os pontos fortes e fracos deles e descobrir até mesmo quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela novidade. 
  • Teste de campanha – As estratégias de marketing e publicidade podem despertar as interações mais diversas entre consumidores e marcas. Mas como garantir que isso acontece? Como garantir que o seu usuário capta sua mensagem, interage corretamente com sua ação de marketing e absorve o conteúdo positivamente? Um teste de campanha vai te ajudar a obter essas respostas. 
  • Teste de conceito – Vai lançar um novo negócio? Uma nova funcionalidade dentro de algo que já existe? Quer passar uma mensagem totalmente nova? Então teste conceitos. De forma bem ampla, uma pesquisa de teste de conceito pode apresentar a usuários em potencial uma série de novidades e medir como eles reagem a isso. 
  • Lembrando que esses indicativos são apenas o começo do trabalho de UX Research e que todas as outras etapas se iniciam aqui! 

Como ter o trabalho de UX Research?  

A SIS possui equipe estratégica e operacional capacitada para fornecedor toda a consultoria e desenvolvimento para o seu negócio. O UX é o catalisador para reunir o usuário, a tecnologia e a empresa, tudo isso por meio da criação de interfaces. Nossa meta é a entrega de um projeto que, interação por interação, torne a vida do usuário melhor e o seu negócio ainda mais lucrativo, organizado e completo.  

Nós queremos te ajudar nesse processo. 

Converse com a nossa equipe!  

SAIBA MAIS SOBRE UX RESEARCH!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

A importância da Transformação Digital para a redução de custos nas empresas
leia mais