Você sabe o que foi o Bug do Milênio?

Bug do milênio: o primeiro grande desafio da cibersegurança que movimentou o mundo inteiro.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Se você nasceu nos anos 90 ou antes disso, provavelmente deve ter ouvido falar sobre o bug do milênio. Mas o que foi exatamente esse fenômeno que instaurou um verdadeiro caos na população?  

A palavra bug é uma expressão que significa falha, um erro de lógica na concepção de um determinado software.  

O bug do milênio foi um medo coletivo que teve início no final do ano de 1999, início de 2000, de que os computadores da época não entendessem a mudança de milênio e isso causasse uma pane geral em sistemas e serviços.  

Isso aconteceu porque desde 1960 os computadores usavam um calendário interno que possuía apenas dois dígitos. Por exemplo, para representar o ano 1975, era marcado 75. Isso acontecia pela necessidade de economizar, uma vez que nessa época um megabyte de espaço de memória magnética, o que era suficiente para gravar um texto de 300 páginas, por exemplo, custava 761 dólares.  

Após a virada de ano para os anos 2000, o calendário marcaria 00 e as pessoas acreditaram que os computadores confundiriam com o ano de 1900 ou 19100, o que seria com certeza um desastre.  

O pânico tomou conta do globo. Foram gastos 300 milhões de dólares em medidas preventivas, mas, na prática, o bug do milênio não causou muitos danos: apenas algumas falhas em terminais de ônibus na Austrália, em equipamentos de medição de radiação no Japão e falhas em alguns testes médicos na Inglaterra. Além disso, alguns sites mostraram a data 1/1/1910.  

Você pode gostar:

Vírus de computador: os maiores da história

imagem do autor

Por: Equipe SIS

12 de July de 2024
Leia mais
capa do artigo

Conheça abaixo alguns medos que surgiram nessa época:  

Quedas de aviões e vazamentos  

As pessoas temiam que os sistemas de aeroporto e as usinas nucleares entrassem em colapso, o que provocaria quedas de avião e vazamento de material radioativo.  

Insegurança e violência  

Os cofres e cadeados dependiam dos sistemas de computadores. Com o bug do milênio, existia o medo dos bancos ficarem desprotegidos, aumentarem os roubos e as pessoas ficarem expostas a violência. 

Perda de dinheiro 

Existia também o medo de perder todo o dinheiro guardado por conta da possibilidade dos sistemas dos bancos entrarem em colapso e as informações referentes aos clientes se perderem. Além disso, os bancos teriam suas aplicações dando juros negativos, os investidores teriam diversos prejuízos e empresas iriam à falência, gerando uma crise econômica com grandes proporções.  

Falta de água e luz 

Na época, os sistemas de luz e água já eram computadorizados. As pessoas acreditavam que ficariam no escuro, o que resultaria em caos geral, no comércio e no trânsito, e, principalmente, ficariam sem água.  

Metrôs e trens 

Outro medo existente era de que os sistemas de metrô e trens, que já eram computadorizados, entrassem em colapso, impossibilitando que as pessoas se locomovessem, não conseguissem trabalhar, ir à escola, entre outros.

Você pode gostar:

Como proteger as crianças na internet?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

12 de July de 2024
Leia mais
capa do artigo

Mesmo que após o período tudo se normalizasse, o bug do milênio causaria uma enorme desordem no sistema econômico mundial. Nos EUA, por exemplo, muitas pessoas estocaram comida por conta do medo do desequilíbrio econômico.  

Programadores aposentados foram chamados para estudar os antigos sistemas novamente para evitar e prever problemas. Ocorreu um esforço massivo para renovar cursos de informática, o que gerou o crescimento de empresas do ramo.  

Muitos associaram o bug do milênio com o fim do mundo, o que provocou uma onda de pânico. Mas, no final, ele foi inofensivo.  

Saiba mais sobre o que foi o Bug do Milênio?
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
3 ferramentas de agilidade que todo líder deve conhecer
authorPor: Time SIS
Adotar práticas de agilidade impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Neste artigo, trouxemos 3 ferramentas de metodologias ágeis para você implantar com seu time.
leia mais

Como iniciar a sua jornada na transformação digital
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais

Como utilizar a tecnologia de forma estratégica para as empresas
leia mais
whatsapp