Entenda a importância do Quality Assurance para o seu negócio

O Quality Assurance é o serviço ideal para você que quer trazer qualidade e segurança nos processos de sua empresa. Confira nesse artigo como esse recurso pode te ajudar!
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Definitivamente, qualidade e eficiência são critérios importantes para um bom funcionamento de uma área de tecnologia da informação. Com a Transformação Digital, a tecnologia se mostrou fundamental para gerar impactos significativos para os negócios. Com isso, investir em Quality Assurance é cada vez mais necessário no cenário corporativo. Entenda, neste artigo, o que esse termo significa e quais são os benefícios desse recurso.

O que é Quality Assurance?

Quality Assurance, de forma traduzida para o português, significa “garantia de qualidade”. De forma prática, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades desejadas pelo cliente. Para isso, o profissional da área deve realizar uma série de testes com foco no processo de desenvolvimento. Isso é fundamental para que no final, o produto não chegue nas mãos dos usuários com uma série de erros.

Qual a importância da Quality Assurance?

A garantia da qualidade busca reduzir custos e evitar desperdícios. Isso é possível porque o QA possibilita melhorar a produtividade da organização, fazendo que ela foque no cumprimento dos objetivos e no que os clientes esperam da qualidade do produto. Além disso, estas ações identificam as atividades que aumentam os gastos e não trazem valor ao processo. Para que isso seja feito com maestria, o profissional de Quality Assurance deve acompanhar desde a elaboração do projeto, passando pelo desenvolvimento, até as etapas de implementações.

Outro impacto bem positivo é a satisfação do cliente. Com Quality Assurance, evita-se erros durante o processo de entrega do produto, o que, sem dúvidas, dará confiança ao usuário e à empresa, que terá tudo documentado e certificado, garantindo a qualidade do serviço.

Na era da tecnologia, sabemos o quão importante é a reputação de uma empresa. Por isso, ter Quality Assurance, traz benefícios, inclusive, nos lucros de seus negócios. Uma empresa bem falada é uma empresa com mais clientes e, consequentemente, com mais renda.

Ao longo da programação do software, pode ocorrer de os desenvolvedores não notarem alguns problemas em sua interface. Aí está a necessidade de uma análise.

Seja para lidar com um menu confuso, seja para ajustar um botão que deveria funcionar, os testes contam com a função de passar a limpo tudo o que foi construído. Essa estratégia vai garantir que o programa esteja funcional e que não comprometa a experiência do usuário.

No geral, a implementação do Quality Assurance (QA) pode trazer diversos benefícios, como:

  • Redução de custos operacionais
  • Redução de retrabalhos
  • Auxilia na identificação de problemas
  • Entrega de produtos com maior qualidade
  • Melhora na satisfação do cliente
  • Melhora na estimativa dos projetos
  • Otimização da rotina de trabalho 

Você pode gostar:

O que faz um Analista de Testes?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

6 de May de 2024
Leia mais
capa do artigo

Quais os processos do Quality Assurance?

Manual da Administração

Nesta etapa do processo, é criado o manual de administração, que inclui dados importantes que devem ser levados em consideração para serem utilizados no plano de gestão da qualidade de cada empresa. Dessa forma, é possível já iniciar as análises e traçar estratégias para alcançar os objetivos definidos.

Controle de Qualidade 

As medidas de controle de qualidade permitem estabelecer o grau ou nível de qualidade alcançado em cada atividade avaliada no processo. Podem ser utilizados critérios como desempenho nos prazos estabelecidos, cumprimento na execução dos orçamentos, frequência de aparecimento de erros ou defeitos no processo, entre outros.

Relatórios de desempenho

Relatórios de desempenhos alcançados devem ser feitos periodicamente ao longo do desenvolvimento das diferentes partes do projeto, pois isso permitirá monitorar como todas as atividades estão sendo realizadas e evitar maiores custos. Além disso, é possível avaliar se os prazos estão sendo cumpridos - com base nos cronogramas já elaborados -, o andamento do processo de entrega, o desempenho técnico e qualquer atividade que implique custos.

Você pode gostar:

Como a Consultoria Estratégica aumenta a produtividade da sua empresa

imagem do autor

Por: Equipe SIS

6 de May de 2024
Leia mais
capa do artigo

O que é Quality Control?

É importante também não confundir o QA com o Quality Control. Esse consiste em um conjunto de técnicas e ações para monitoria, identificação e eliminação de um possível problema. Ou seja, o QC tem um foco nos resultados e deve avaliar se eles estão de acordo com o esperado.

Quem é o responsável por realizar o Quality Assurance?

É o profissional denominado como Analista de Testes. Em nosso blog, temos um artigo explicando com detalhes quais são as atribuições e como se tornar um profissional da área. Confira aqui!

Como implementar o Quality Assurance em sua empresa?

Com quase 20 anos de experiência no mercado, a SIS é a empresa ideal para te ajudar nesse processo. Temos analistas de qualidade totalmente focados para implementar o serviço que você precisa, da maneira adequada, de forma personalizada e ouvindo as suas necessidades. Além disso, te ajudamos a traçar os seus objetivos de forma a alcançar resultados satisfatórios. Quer conhecer melhor?

Converse com a gente!

Saiba mais sobre Quality Assurance!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
authorPor: Time SIS
A Inteligência Artificial é um recurso que cada vez mais ganha espaço no mundo dos negócios. Mas por trás da IA, temos a Machine Learning e a Deep Learning. Neste artigo, te mostramos as diferenças e como fazer uso desses recursos na sua empresa.
leia mais

5 passos para fornecer o melhor atendimento para os seus clientes com o auxílio da tecnologia
leia mais

Como utilizar a tecnologia de forma estratégica para as empresas
leia mais

6 estratégias de segurança de dados que vão ajudar a sua empresa a se prevenir
leia mais