Definitivamente, qualidade e eficiência são critérios importantes para um bom funcionamento de uma área de tecnologia da informação. Com a Transformação Digital, a tecnologia se mostrou fundamental para gerar impactos significativos para os negócios. Com isso, investir em Quality Assurance é cada vez mais necessário no cenário corporativo. Entenda, neste artigo, o que esse termo significa e quais são os benefícios desse recurso.
O que é Quality Assurance?
Quality Assurance, de forma traduzida para o português, significa “garantia de qualidade”. De forma prática, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades desejadas pelo cliente. Para isso, o profissional da área deve realizar uma série de testes com foco no processo de desenvolvimento. Isso é fundamental para que no final, o produto não chegue nas mãos dos usuários com uma série de erros.
Qual a importância da Quality Assurance?
A garantia da qualidade busca reduzir custos e evitar desperdícios. Isso é possível porque o QA possibilita melhorar a produtividade da organização, fazendo que ela foque no cumprimento dos objetivos e no que os clientes esperam da qualidade do produto. Além disso, estas ações identificam as atividades que aumentam os gastos e não trazem valor ao processo. Para que isso seja feito com maestria, o profissional de Quality Assurance deve acompanhar desde a elaboração do projeto, passando pelo desenvolvimento, até as etapas de implementações.
Outro impacto bem positivo é a satisfação do cliente. Com Quality Assurance, evita-se erros durante o processo de entrega do produto, o que, sem dúvidas, dará confiança ao usuário e à empresa, que terá tudo documentado e certificado, garantindo a qualidade do serviço.
Na era da tecnologia, sabemos o quão importante é a reputação de uma empresa. Por isso, ter Quality Assurance, traz benefícios, inclusive, nos lucros de seus negócios. Uma empresa bem falada é uma empresa com mais clientes e, consequentemente, com mais renda.
Ao longo da programação do software, pode ocorrer de os desenvolvedores não notarem alguns problemas em sua interface. Aí está a necessidade de uma análise.
Seja para lidar com um menu confuso, seja para ajustar um botão que deveria funcionar, os testes contam com a função de passar a limpo tudo o que foi construído. Essa estratégia vai garantir que o programa esteja funcional e que não comprometa a experiência do usuário.
No geral, a implementação do Quality Assurance (QA) pode trazer diversos benefícios, como:
- Redução de custos operacionais
- Redução de retrabalhos
- Auxilia na identificação de problemas
- Entrega de produtos com maior qualidade
- Melhora na satisfação do cliente
- Melhora na estimativa dos projetos
- Otimização da rotina de trabalho