O que faz um Analista de Testes?

Entenda o que faz um Analista de Testes e como ele atua para auxiliar na melhor entrega de serviços e produtos para um cliente. 
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Com a evolução da tecnologia, diversas profissões surgiram. Um desses cargos é o de Analista de Testes. Muitas empresas têm adotado metodologias ágeis e essa prática tem trazido notoriedade para essa profissão. Afinal, uma entrega rápida é importante, mas não podemos renunciar à qualidade e segurança.  

Mas quem é esse profissional? O que de fato ele faz? Quais especializações são importantes na construção de carreira de um Analista de Testes?  

O que faz um Analista de Testes? 

O Analista de Testes é o verdadeiro protagonista do processo de Quality Assurance (QA). O teste é um processo que ocorre em paralelo à construção do software e tem algumas etapas e atividades. Essas atividades são executadas, em sua maioria, pelo analista de testes, no qual os objetivos principais são: 

1. Avaliar os riscos de qualidade do produto 

2. Validar se os requisitos dos usuários foram atendidos 

3. Validar questões não funcionais, tais como: 

  • Performance da aplicação
  • Usabilidade
  • Compatibilidade
  • Segurança 
  • Entre outros 

Dentre suas atividades, as principais são: 

Criar um plano de cobertura de testes 

  • Selecionar casos de testes a serem validados (ex.: Validar um campo CPF) 
  • Modelar os casos de testes (Ex.: Escrever o passo a passo de como realizar as validações de CPF)
  • Selecionar massas de dados para execução dos testes
  • Construir automações de testes
  • Executar e evidenciar os casos de testes 
  • Emitir relatórios de evolução dos testes 

E ele pode, ou não, dependendo do projeto, trabalhar em contato com o Analista de Qualidade.  

A diferença entre o Analista de Testes e o analista de qualidade é o foco do trabalho. Enquanto o Analista de Qualidade avalia o processo de desenvolvimento, validando as etapas, porém não lidando com os produtos de fato. Já o analista de testes valida o produto, sua performance e os resultados obtidos por ele.  

Com isso, é possível ter uma medida de qualidade do produto, levantando informações para que os gerentes de projetos e demais interessados, possam tomar decisões sobre se o software já pode ir para os usuários finais, ou se ainda precisam passar por alguns ajustes. 

O profissional deve pensar em todas as possibilidades, por isso, ele elabora diversos planos para assegurar que as condições do produto ou do serviço estejam de acordo com as expectativas da empresa e do cliente.  

Você pode gostar:

Sistema ERP: o que é?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

12 de July de 2024
Leia mais
capa do artigo

Responsabilidades do Analista de Testes 

O Analista de Testes precisa fazer uma análise profunda dos diferentes aspectos dos produtos e serviços. Para que tudo ocorra da forma correta, ele toma diferentes ações:

  • Estabelecer um plano de testes
  • Fazer um levantamento de todas as não conformidades da arquitetura e da modelagem do sistema, registrando as brechas e comunicando o desenvolvedor 
  • Determinar os cenários e os casos em que o teste foi aplicado, assim como os dados obtidos  
  • Avaliar todos os riscos e os impactos no momento dos testes
  • Implementar scripts e roteiros. 

A área de testes de softwares, principalmente quando praticadas em ambientes ágeis, inclui diversos desafios, como avaliar aplicações sem documento, lidar com gestão de tempo e problemas em softwares.  

Qual o perfil desse profissional?  

É importante que o profissional tenha perfil detalhista, resiliente e que preste bastante atenção. O profissional de TI que deseja trabalhar como analista de testes deve ter paciência e facilidade para identificar falhas. Além disso, é importante ser curioso, criativo, observador e prezar pela qualidade.  

É interessante que o profissional também entenda de língua inglesa. Formação em cursos de TI é um requisito básico para atuar como analista de testes.  

O que o mercado busca?  

O mercado busca Analistas de Testes que se enquadrem em ambientes dinâmicos de trabalho, pois é importante analisar os processos como um todo, o que abrange, inclusive, ter percepções que podem impactar outras áreas e gerar resultados para a empresa no geral.  

Muitos Analistas de Testes entendem e desempenham atividades de outras áreas, como UX Designers, indo além de suas atribuições originais. Esses conhecimentos extras auxiliam o profissional a enxergar o todo de forma mais completa.  

Você pode gostar:

Como se tornar um UX Designer?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

12 de July de 2024
Leia mais
capa do artigo

Como se tornar um Analista de Testes?  

O Analista de Testes é, sobretudo, um profissional com formação em TI. Por isso, sua formação pode englobar:  

  • Engenharia de Computação
  • Sistemas de Informação
  • Ciência da Computação. 

Nestes cursos, os profissionais têm em suas grades disciplinas relacionadas a testes de softwares. Outra alternativa é recorrer a cursos de especializações voltados para essa área.  

Hoje em dia temos também algumas trilhas de aprendizado já consolidada no mercado, dentre elas estão as trilhas e certificações do ISTQB, representado pelo BSTQB aqui no Brasil. O ISTQB é a maior instituição certificadora de testes de software no mundo, responsável por certificar mais de 800 mil profissionais em mais de 130 países, sendo mais de 14 mil no Brasil. 

É importante ter um curso de especialização?  

Como falamos acima, existem cursos especializados voltados para essa área que contribuem para a formação dos profissionais de TI, específicos para testes de softwares, dentro de um ambiente ágil. Um exemplo de curso é o de engenharia ágil de software, que desenvolve habilidades de aplicação de metodologias ágeis no desenvolvimento de softwares.  

Outra especialização existente é a de testes de softwares. Esse curso dará a oportunidade do profissional praticar projetos e executar testes, com base em estratégias, métodos, ferramentas e métricas.  

O mercado de tecnologia está em constante crescimento e a SIS tem buscado aprimorar cada vez mais os seus serviços. Para isso, tem contratado profissionais de diferentes áreas. E uma das áreas que está em desenvolvimento é a área de testes. Se você quer trabalhar na SIS e tem experiência como analista de testes, fique atento as nossas vagas, acessando aqui ou cadastre seu currículo em nosso banco de talentos

Saiba mais sobre o que faz um Analista de Testes
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Saiba como investimos constantemente em nossos talentos!
authorPor: Time SIS
O nosso propósito é sempre investir em nossos colaboradores para promover o crescimento pessoal e profissional de cada um. Confira como a SIS Academy funciona e de que forma ela atua.
leia mais

Como se tornar um UX Designer?
leia mais

Conheça o Programa de Formação SIS
leia mais
whatsapp