Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
Por: Equipe SIS
2 de May de 2024
|
3 min. de leitura
A Inteligência Artificial é um recurso que cada vez mais ganha espaço no mundo dos negócios. Mas por trás da IA, temos a Machine Learning e a Deep Learning. Neste artigo, te mostramos as diferenças e como fazer uso desses recursos na sua empresa.
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
A Inteligência Artificial já é um recurso muito utilizado no dia a dia das empresas. E junto da IA, temos também os termos Machine Learning e Deep Learning. Os três vieram de uma evolução tecnológica que possibilita as máquinas pensarem de forma parecida aos seres humanos, prestando serviços e criando soluções para a execução de tarefas.
Apesar de serem parecidos, existem diferenças entre os três. Veja:
Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, é um subcampo da Inteligência Artificial que se concentra em desenvolver algoritmos capazes de aprender e fazer previsões ou tomar decisões baseadas em dados, sem serem explicitamente programados para realizar tais tarefas. Isso é alcançado por meio da construção de modelos matemáticos que são treinados usando grandes conjuntos de dados. O aprendizado pode ser supervisionado, não supervisionado, semi-supervisionado ou por reforço, dependendo da natureza do problema e dos dados disponíveis.
Você pode gostar:
Como implantar Inteligência Artificial para ajudar os seus negócios
Deep Learning, ou Aprendizado Profundo, é um subconjunto dentro do Machine Learning que utiliza redes neurais artificiais com várias camadas (daí o "profundo") para simular o funcionamento do cérebro humano no processamento de dados e criação de padrões para tomada de decisões. O Deep Learning é particularmente poderoso em tarefas de reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural, superando muitos métodos tradicionais de Machine Learning em complexidade e eficácia.
Tanto Machine Learning quanto Deep Learning são pilares fundamentais da Inteligência Artificial moderna. Eles fornecem as ferramentas e métodos que permitem às máquinas aprender a partir de exemplos, identificar padrões e tomar decisões com algum grau de inteligência e autonomia. Enquanto a IA é o campo amplo que engloba a criação de máquinas capazes de realizar tarefas que requerem inteligência humana, Machine Learning e Deep Learning são as metodologias que permitem essa capacidade.
Por que investir em Deep Learning e Machine Learning:
O investimento em Deep Learning e Machine Learning pode ser importante estrategicamente para as empresas. Essas tecnologias conseguem transformar a forma como as empresas atuam, oferecendo vantagens competitivas, tornando a tomada de decisões mais assertivas e impulsionando a inovação.
Na prática, Machine Learning e Deep Learning são utilizados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo, mas não limitado a:
Reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural, para desenvolver assistentes virtuais e sistemas de tradução automática;
Visão computacional, para reconhecimento de imagens, análise de vídeos e diagnóstico médico;
Recomendação de produtos e conteúdo, melhorando a experiência do usuário em plataformas online;
Veículos autônomos, onde são cruciais para a percepção e tomada de decisão;
Um exemplo prático de aplicação de Deep Learning é o uso das assistentes virtuais, como Alexa, Siri e Google Assistant.
Assim, estimular o uso de machine learning e deep learning catalisa inovações, que são desenvolvidas para serem personalizadas para atender a necessidades e demandas específicas de cada empresa, cliente e tarefa.
Como atuamos para levar Inteligência Artificial para a sua empresa?
Criamos um Centro de Inovação dedicado ao estudo e aplicação prática de Inteligência Artificial (IA). Este centro serve como uma incubadora de ideias e soluções, onde a teoria se encontra com a prática, permitindo que a gente não apenas explore as capacidades emergentes da IA, mas também demonstre seu valor real em contextos empresariais.
Dessa forma, você aproveita todos os benefícios que a IA oferece para impulsionar os seus resultados.