Os princípios do DevOps auxiliam no gerenciamento de ambientes, processos e responsabilidade. Veja como essa metodologia pode ajudar sua empresa.
Entre os principais desafios da área de TI, está simplificar e integrar processos, viabilizar a automatização e obter os melhores resultados, em menos tempo. Dentro desse cenário, a cultura DevOps chegou para ser um dos maiores aliados das empresas e dos profissionais do ramo.
Os princípios do DevOps ajudam a gerenciar ambientes e possibilitam o alinhamento de equipes em relação a processos, ferramentas e responsabilidades.
Conceito
A cultura DevOps pode ser definida por uma metodologia de desenvolvimento de software, que tem como objetivo unificar as equipes de desenvolvimento e operações. Essa é uma forma de agilizar os processos, com colaboração e integração.
Para entender melhor, DevOps é a junção da abreviação de duas palavras em inglês. Dev, vem de Development e significa desenvolvimento, em português. Já Ops vem de operations e, em português, significa operações.
“Dev” está relacionado com o desenvolvimento dos produtos de software, enquanto o “Ops” inclui a implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias. A cultura DevOps procura desenvolver projetos de softwares, com entregas regulares que são feitas com base no desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento.
Por meio da metodologia, as empresas criam ou aprimoram os produtos com mais agilidade do que fariam se fosse com os métodos tradicionais de software.
A cultura DevOps
Atualmente, DevOps não se restringe apenas as equipes de software, mas pode ser aplicada a qualquer time. Dessa maneira, surgiu o conceito da cultura DevOps, que tem como objetivo aproximar todas as equipes de uma empresa, de forma rápida, otimizada e em constante desenvolvimento.
E por meio dessa cultura, as empresas adotam algumas práticas. São elas:
- Colaboração
- Integração
- Automação
- Entregas contínuas
- Testes contínuos
- Monitoramento
- Correção imediata.
Quais são as ferramentas adequadas?
Para que seja possível a integração proposta, é necessário contar com a ajuda de algumas ferramentas. Elas devem ser capazes de suprir as necessidades, mapear atividades, controlar versões, permitir entregas, revisões e outras práticas necessárias.
Essas ferramentas auxiliam para conquistar os melhores resultados e apoiam os colaboradores a se adaptarem a mudança de cultura.
Azure: auxilia no planejamento, na colaboração, nas entregas e no monitoramento das equipes. Ainda permite uma compilação, testes e implantação em qualquer linguagem, nuvem ou localmente;
Github: permite trabalhos em colaboração de desenvolvedores. Dessa maneira, dois ou mais desenvolvedores podem trabalhar ao mesmo tempo, sem que suas alterações atrapalhem os demais trabalhos;
Ansible: automatiza o provisionamento em nuvem, o controle de configurações, a implantação de aplicações e a organização dos serviços. Por meio dela, é possível modelar a infraestrutura de T.I;
Docker: essa é umas das ferramentas mais utilizadas, pois possibilita portabilidade ao projeto. Ele é capaz de facilitar a implantação de aplicativos;
Scrum: método que conta com um conjunto de tarefas. São atribuídas pontuações que variam de acordo com a complexidade envolvida durante o planejamento e a entrega dos produtos e serviços;
Kanban: essa ferramenta conta com um quadro indicativo de desenvolvimento do projeto. Nesse quadro, estão as informações de tarefas pendentes, que estão em andamento e que já foram finalizadas. Os colaboradores que fazem parte do projeto participam de reuniões realizadas diariamente para apresentar os avanços alcançados, além de relatarem problemas, desafios enfrentados e apresentarem possíveis soluções.
Quais são os benefícios?
- Melhoria na comunicação entre desenvolvimento e infraestrutura
- Soluções mais estáveis, proporcionando melhor desempenho
- Agilidade nas entregas
- Redução do tempo de paradas
- Prevenção de incidentes
- Redução dos custos
- Valor agregado ao negócio.
Essa metodologia pode trazer mudanças significativas para toda a estrutura de uma empresa, além de ser uma forma de descentralizar as tomadas de decisões e contribuir para uma visão geral interna em relação a produtividade e eficácia.
Legenda de post: A cultura DevOps chegou para facilitar e otimizar processos. Em nosso novo post do blog, te contamos todos os pontos importantes sobre essa metodologia e como ela pode impactar o seu negócio.