Entre os principais desafios da área de TI, está simplificar e integrar processos, viabilizar a automatização e obter os melhores resultados, em menos tempo. Dentro desse cenário, a cultura DevOps chegou para ser um dos maiores aliados das empresas e dos profissionais do ramo.
Os princípios do DevOps ajudam a gerenciar ambientes e possibilitam o alinhamento de equipes em relação a processos, ferramentas e responsabilidades.
Conceito
A cultura DevOps pode ser definida por uma metodologia de desenvolvimento de software, que tem como objetivo unificar as equipes de desenvolvimento e operações. Essa é uma forma de agilizar os processos, com colaboração e integração.
Para entender melhor, DevOps é a junção da abreviação de duas palavras em inglês. Dev, vem de Development e significa desenvolvimento, em português. Já Ops vem de operations e, em português, significa operações.
“Dev” está relacionado com o desenvolvimento dos produtos de software, enquanto o “Ops” inclui a implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias. A cultura DevOps procura desenvolver projetos de softwares, com entregas regulares que são feitas com base no desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento.
Por meio da metodologia, as empresas criam ou aprimoram os produtos com mais agilidade do que fariam se fosse com os métodos tradicionais de software.