O que é a cultura DevOps?

Os princípios do DevOps auxiliam no gerenciamento de ambientes, processos e responsabilidade. Veja como essa metodologia pode ajudar sua empresa.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Entre os principais desafios da área de TI, está simplificar e integrar processos, viabilizar a automatização e obter os melhores resultados, em menos tempo. Dentro desse cenário, a cultura DevOps chegou para ser um dos maiores aliados das empresas e dos profissionais do ramo.   

Os princípios do DevOps ajudam a gerenciar ambientes e possibilitam o alinhamento de equipes em relação a processos, ferramentas e responsabilidades. 

Conceito 

A cultura DevOps pode ser definida por uma metodologia de desenvolvimento de software, que tem como objetivo unificar as equipes de desenvolvimento e operações. Essa é uma forma de agilizar os processos, com colaboração e integração.  

Para entender melhor, DevOps é a junção da abreviação de duas palavras em inglês. Dev, vem de Development e significa desenvolvimento, em português. Já Ops vem de operations e, em português, significa operações.  

“Dev” está relacionado com o desenvolvimento dos produtos de software, enquanto o “Ops” inclui a implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias. A cultura DevOps procura desenvolver projetos de softwares, com entregas regulares que são feitas com base no desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento.  

Por meio da metodologia, as empresas criam ou aprimoram os produtos com mais agilidade do que fariam se fosse com os métodos tradicionais de software. 

Você pode gostar:

Sustentação de Sistemas: por que contratar?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

A cultura DevOps 

Atualmente, DevOps não se restringe apenas as equipes de software, mas pode ser aplicada a qualquer time. Dessa maneira, surgiu o conceito da cultura DevOps, que tem como objetivo aproximar todas as equipes de uma empresa, de forma rápida, otimizada e em constante desenvolvimento.  

E por meio dessa cultura, as empresas adotam algumas práticas. São elas:  

  • Colaboração 
  • Integração 
  • Automação 
  • Entregas contínuas 
  • Testes contínuos 
  • Monitoramento 
  • Correção imediata. 

Quais são as ferramentas adequadas?  

Para que seja possível a integração proposta, é necessário contar com a ajuda de algumas ferramentas. Elas devem ser capazes de suprir as necessidades, mapear atividades, controlar versões, permitir entregas, revisões e outras práticas necessárias.  

Essas ferramentas auxiliam para conquistar os melhores resultados e apoiam os colaboradores a se adaptarem a mudança de cultura.  

Azure: auxilia no planejamento, na colaboração, nas entregas e no monitoramento das equipes. Ainda permite uma compilação, testes e implantação em qualquer linguagem, nuvem ou localmente; 

Github: permite trabalhos em colaboração de desenvolvedores. Dessa maneira, dois ou mais desenvolvedores podem trabalhar ao mesmo tempo, sem que suas alterações atrapalhem os demais trabalhos; 

Ansible: automatiza o provisionamento em nuvem, o controle de configurações, a implantação de aplicações e a organização dos serviços. Por meio dela, é possível modelar a infraestrutura de T.I; 

Docker: essa é umas das ferramentas mais utilizadas, pois possibilita portabilidade ao projeto. Ele é capaz de facilitar a implantação de aplicativos; 

Scrum: método que conta com um conjunto de tarefas. São atribuídas pontuações que variam de acordo com a complexidade envolvida durante o planejamento e a entrega dos produtos e serviços; 

Kanban: essa ferramenta conta com um quadro indicativo de desenvolvimento do projeto. Nesse quadro, estão as informações de tarefas pendentes, que estão em andamento e que já foram finalizadas. Os colaboradores que fazem parte do projeto participam de reuniões realizadas diariamente para apresentar os avanços alcançados, além de relatarem problemas, desafios enfrentados e apresentarem possíveis soluções.  

Você pode gostar:

Como o sistema Protheus auxilia sua empresa a crescer

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Quais são os benefícios?  

  • Melhoria na comunicação entre desenvolvimento e infraestrutura
  • Soluções mais estáveis, proporcionando melhor desempenho 
  • Agilidade nas entregas
  • Redução do tempo de paradas  
  • Prevenção de incidentes
  • Redução dos custos 
  • Valor agregado ao negócio. 

Essa metodologia pode trazer mudanças significativas para toda a estrutura de uma empresa, além de ser uma forma de descentralizar as tomadas de decisões e contribuir para uma visão geral interna em relação a produtividade e eficácia.  

Legenda de post: A cultura DevOps chegou para facilitar e otimizar processos. Em nosso novo post do blog, te contamos todos os pontos importantes sobre essa metodologia e como ela pode impactar o seu negócio.  

Quer saber mais sobre DevOps?
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

O papel estratégico dos profissionais de TI nas organizações
leia mais