O que é a cultura DevOps?

Os princípios do DevOps auxiliam no gerenciamento de ambientes, processos e responsabilidade. Veja como essa metodologia pode ajudar sua empresa.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Entre os principais desafios da área de TI, está simplificar e integrar processos, viabilizar a automatização e obter os melhores resultados, em menos tempo. Dentro desse cenário, a cultura DevOps chegou para ser um dos maiores aliados das empresas e dos profissionais do ramo.   

Os princípios do DevOps ajudam a gerenciar ambientes e possibilitam o alinhamento de equipes em relação a processos, ferramentas e responsabilidades. 

Conceito 

A cultura DevOps pode ser definida por uma metodologia de desenvolvimento de software, que tem como objetivo unificar as equipes de desenvolvimento e operações. Essa é uma forma de agilizar os processos, com colaboração e integração.  

Para entender melhor, DevOps é a junção da abreviação de duas palavras em inglês. Dev, vem de Development e significa desenvolvimento, em português. Já Ops vem de operations e, em português, significa operações.  

“Dev” está relacionado com o desenvolvimento dos produtos de software, enquanto o “Ops” inclui a implantação dos produtos nos servidores e nas estratégias. A cultura DevOps procura desenvolver projetos de softwares, com entregas regulares que são feitas com base no desenvolvimento, testes, integração, implementação e monitoramento.  

Por meio da metodologia, as empresas criam ou aprimoram os produtos com mais agilidade do que fariam se fosse com os métodos tradicionais de software. 

Você pode gostar:

Sustentação de Sistemas: por que contratar?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

A cultura DevOps 

Atualmente, DevOps não se restringe apenas as equipes de software, mas pode ser aplicada a qualquer time. Dessa maneira, surgiu o conceito da cultura DevOps, que tem como objetivo aproximar todas as equipes de uma empresa, de forma rápida, otimizada e em constante desenvolvimento.  

E por meio dessa cultura, as empresas adotam algumas práticas. São elas:  

  • Colaboração 
  • Integração 
  • Automação 
  • Entregas contínuas 
  • Testes contínuos 
  • Monitoramento 
  • Correção imediata.