Sistema ERP: o que é?

Neste artigo, te contamos o que é ERP, como funciona esse tipo de software e qual é a sua importância em uma gestão empresarial eficiente.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

A palavra ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning que, traduzindo para o português, é “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Assim, ERP é um software de gestão empresarial que tem como objetivo automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. A partir das informações que são obtidas, é possível fazer diagnósticos e definir objetivos para reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe.  

O ERP auxilia os gestores a melhorar os processos internos e integrar as atividades de setores como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Com essa centralização, o fluxo de dados fica mais acessível e fluído, e eliminam duplicidade de informações. O resultado disso é insights importantes que podem contribuir bastante para a empresa num todo.  

História do ERP 

O sistema ERP começou a ser desenvolvido há mais de 100 anos. O engenheiro Ford Whitman Harris criou o modelo Economic Order Quantity (EOQ) para programar a produção. Essa ferramenta foi adotada por anos, até o momento em que a Black & Decker passou a utilizar outra solução para planejar as necessidades de materiais. 

Esse novo método levou o nome de (Material Requirements Planning (MRP). De forma prática, alguns conceitos do EOQ foram utilizados e integrados a um computador. Essa ferramenta também foi utilizada por muitos anos, até ser substituída por outra em 1983: a Manufacturing Resource Planning (MRP II).  

Essa última versão já possibilitou a integração de dados e o compartilhamento de informações entre os departamentos, com o objetivo de reduzir custos e melhorar a produção, evitando, por exemplo, desperdícios.  

Com a evolução da tecnologia nos anos de 1970 e 1980, a MRP II também evoluiu. Seus conceitos foram adotados por diversos segmentos de empresas e em 1990 passou a ser chamada de ERP.  

Como observado na trajetória do ERP, o sistema tende a estar em constante evolução, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia. A partir de pesquisas, é possível identificar atualizações adotadas frequentemente.

Você pode gostar:

O que é Big Data?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Como é a atuação da ERP nas empresas 

Depois de saber o que é ERP e qual é sua história, é importante entender como ela atua nas empresas.  

  • Administra contas a pagar e receber
  • Monitora vendas
  • Acompanha os pedidos de compras  
  • Gestão de pessoas com informações sobre a produtividade da equipe 
  • Gerenciamento das informações de diversos setores.  

Na prática, o ERP identifica que uma matéria prima foi encaminhada para a produção. De forma automática, o item é retirado do estoque e as informações do setor de compras são atualizadas. Tudo de forma simplificada e automatizada.  

Outro exemplo prático dos serviços de ERP: o departamento de recursos humanos insere os dados dos colaboradores no sistema, enquanto o financeiro insere os dados de pagamento. O software faz o processo de armazenamento e concentração de dados, evitando erros.  

Assim, é possível ver que todos os setores são beneficiados pelo software. Sabendo das infinitas possibilidades, é possível perceber mais transparência as ações executadas.  

Como o ERP é dividido 

O sistema é dividido em 3 partes:  

Apresentação: dá acesso ao sistema por meio de formulários de preenchimento. É nela que acontece a transmissão das informações.  

Processamento lógico: esse é o local que recebe os dados e faz a integração com os diversos módulos do sistema ERP. É responsável por dar ao usuário uma resposta sobre determinada solicitação ou fazer o armazenamento de informações.  

Essa é a camada que recebe as novas atualizações e que dá continuidade aos processos empresariais. Além disso, ela também é responsável por ajustar os sistemas de segurança, por meio de programação.  

Armazenagem: após as informações passarem pela etapa de processamento, chegam à etapa de armazenagem, onde os dados são todos guardados em um banco de dados. A partir daí, é possível acessar sempre que necessário. Também é possível exportar para um arquivo pdf ou fazer o envio da informação pela nuvem.  

Quais são os benefícios do ERP 

  • Redução de tempo gasto com atividades burocráticas e repetitivas, facilitando a padronização de processos e adotando estruturas simplificadas
  • Redução de custos
  • Acompanhamento das vendas realizadas
  • Transparência e segurança, já que o ERP cria uma base centralizada de dados corporativos
  • Integração de dados e informações das áreas
  • Gestão de pessoas eficiente, facilitando a visualização das atividades realizadas  
  • Auxílio das tomadas de decisões, pois traz indicadores dos resultados da empresa.  

Você pode gostar:

Machine Learning: entenda o que é e quais são seus benefícios

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Agora que você já sabe tudo sobre ERP, a SIS Consultoria presta esse serviço para ajudar a sua empresa a alavancar o seu negócio a partir de dados.

Nosso sistema integrado de gestão empresarial otimiza seu fluxo de trabalho e viabiliza o acesso às informações em tempo real, integrando e unificando os dados e processos e inserindo sua empresa na transformação digital.

Por meio da integração dos dados, a SIS facilita o uso de business analytics, inteligência artificial, machine learning e big data, colocando a sua empresa no topo com total segurança e comprometimento. Venha conversar com a gente para trazer essa evolução para a sua empresa! 

Saiba mais sobre: Sistema ERP e o que é?
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões
authorPor: Time SIS
Aumentar as conversões é o objetivo de praticamente todas as empresas. Com o apoio da tecnologia, atingir essa meta fica mais fácil. Neste artigo, te contamos como os Chatbots utilizam a IA para aumentar as conversões.
leia mais

Estivemos no Salesforce World Tour!
leia mais

Como iniciar a sua jornada na transformação digital
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais
whatsapp