A palavra ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning que, traduzindo para o português, é “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Assim, ERP é um software de gestão empresarial que tem como objetivo automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. A partir das informações que são obtidas, é possível fazer diagnósticos e definir objetivos para reduzir custos e aumentar a produtividade da equipe.
O ERP auxilia os gestores a melhorar os processos internos e integrar as atividades de setores como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Com essa centralização, o fluxo de dados fica mais acessível e fluído, e eliminam duplicidade de informações. O resultado disso é insights importantes que podem contribuir bastante para a empresa num todo.
História do ERP
O sistema ERP começou a ser desenvolvido há mais de 100 anos. O engenheiro Ford Whitman Harris criou o modelo Economic Order Quantity (EOQ) para programar a produção. Essa ferramenta foi adotada por anos, até o momento em que a Black & Decker passou a utilizar outra solução para planejar as necessidades de materiais.
Esse novo método levou o nome de (Material Requirements Planning (MRP). De forma prática, alguns conceitos do EOQ foram utilizados e integrados a um computador. Essa ferramenta também foi utilizada por muitos anos, até ser substituída por outra em 1983: a Manufacturing Resource Planning (MRP II).
Essa última versão já possibilitou a integração de dados e o compartilhamento de informações entre os departamentos, com o objetivo de reduzir custos e melhorar a produção, evitando, por exemplo, desperdícios.
Com a evolução da tecnologia nos anos de 1970 e 1980, a MRP II também evoluiu. Seus conceitos foram adotados por diversos segmentos de empresas e em 1990 passou a ser chamada de ERP.
Como observado na trajetória do ERP, o sistema tende a estar em constante evolução, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia. A partir de pesquisas, é possível identificar atualizações adotadas frequentemente.
Depois de saber o que é ERP e qual é sua história, é importante entender como ela atua nas empresas.
Administra contas a pagar e receber
Monitora vendas
Acompanha os pedidos de compras
Gestão de pessoas com informações sobre a produtividade da equipe
Gerenciamento das informações de diversos setores.
Na prática, o ERP identifica que uma matéria prima foi encaminhada para a produção. De forma automática, o item é retirado do estoque e as informações do setor de compras são atualizadas. Tudo de forma simplificada e automatizada.
Outro exemplo prático dos serviços de ERP: o departamento de recursos humanos insere os dados dos colaboradores no sistema, enquanto o financeiro insere os dados de pagamento. O software faz o processo de armazenamento e concentração de dados, evitando erros.
Assim, é possível ver que todos os setores são beneficiados pelo software. Sabendo das infinitas possibilidades, é possível perceber mais transparência as ações executadas.
Como o ERP é dividido
O sistema é dividido em 3 partes:
Apresentação: dá acesso ao sistema por meio de formulários de preenchimento. É nela que acontece a transmissão das informações.
Processamento lógico: esse é o local que recebe os dados e faz a integração com os diversos módulos do sistema ERP. É responsável por dar ao usuário uma resposta sobre determinada solicitação ou fazer o armazenamento de informações.
Essa é a camada que recebe as novas atualizações e que dá continuidade aos processos empresariais. Além disso, ela também é responsável por ajustar os sistemas de segurança, por meio de programação.
Armazenagem: após as informações passarem pela etapa de processamento, chegam à etapa de armazenagem, onde os dados são todos guardados em um banco de dados. A partir daí, é possível acessar sempre que necessário. Também é possível exportar para um arquivo pdf ou fazer o envio da informação pela nuvem.
Quais são os benefícios do ERP
Redução de tempo gasto com atividades burocráticas e repetitivas, facilitando a padronização de processos e adotando estruturas simplificadas
Redução de custos
Acompanhamento das vendas realizadas
Transparência e segurança, já que o ERP cria uma base centralizada de dados corporativos
Integração de dados e informações das áreas
Gestão de pessoas eficiente, facilitando a visualização das atividades realizadas
Auxílio das tomadas de decisões, pois traz indicadores dos resultados da empresa.
Você pode gostar:
Machine Learning: entenda o que é e quais são seus benefícios
Agora que você já sabe tudo sobre ERP, a SIS Consultoria presta esse serviço para ajudar a sua empresa a alavancar o seu negócio a partir de dados.
Nosso sistema integrado de gestão empresarial otimiza seu fluxo de trabalho e viabiliza o acesso às informações em tempo real, integrando e unificando os dados e processos e inserindo sua empresa na transformação digital.
Por meio da integração dos dados, a SIS facilita o uso de business analytics, inteligência artificial, machine learning e big data, colocando a sua empresa no topo com total segurança e comprometimento. Venha conversar com a gente para trazer essa evolução para a sua empresa!
Bulas Digitais: Como a SmartBula Chegou para Facilitar a Conformidade às Normas da Anvisa
Por: Time SIS
A nova resolução da ANVISA, a RDC 885/2024, abre espaço para a digitalização das bulas de medicamentos, e a solução SmartBula oferece uma plataforma completa para empresas farmacêuticas adequarem-se a essa mudança.