Como se tornar um UX Designer?

Confira quais são os primeiros passos para você que quer ingressar nessa área que está em alta no mercado da tecnologia.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Uma tendência que está em alta no mercado da tecnologia é a User Experience (UX) e a User Interface (UI). E mais, essa é uma tendência que não deve deixar o mercado empresarial tão cedo. Toda a atenção e esforços estratégicos estão voltados para a experiência do usuário e cada vez mais as empresas têm aderido esse recurso para melhorar a experiência de compra do público. Essa alta se deu por conta da Transformação Digital e as companhias aproveitaram essa inovação a seu favor.  

O trabalho é uma mistura de conhecimentos técnicos e conhecimentos em artes, gestão de clientes e antropologia, experiência em design com vivências e pensamentos inovadores com processos tecnológicos. O bom UX garante que o usuário tenha uma experiência completa com um produto, serviço, site, plataforma ou app, enquanto um bom UI certifica-se que a interface esteja adequada para a experiência.  

Esse é um trabalho que necessita que o profissional seja completo: tenha afinidades e goste de trabalhar com tecnologia, e também saiba lidar com pessoas. Veja abaixo como ingressar na área de UX designer.

Iniciando uma carreira como UX designer 

Como falamos acima, o trabalho de um UX designer exige variados conhecimentos. Essa área pede skills em frentes diferentes, tanto online, como offline.  

O primeiro passo é entender exatamente o que um UX designer faz. Procure referências, informe-se com um profissional, veja quais ações são realizadas e quais são seus resultados. Esse é um passo importante para você se familiarizar com a área e entender se faz sentido para você. Ouça podcasts, leia livros, blogs e assista tutoriais. Conhecimento é sempre muito importante! 

Você pode gostar:

Por que aplicar UX em seus projetos?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Faça cursos e treinamentos de qualidade

Procure cursos especializados que tenham reconhecimento. Os cursos disponíveis na plataforma Alura são interessantes para quem busca se tornar um UX designer completo, com todo o conhecimento teórico necessário para você ser um ótimo profissional.

Estude as ferramentas necessárias

Após conversar com os profissionais que já atuam na área e fazer cursos, a sua atenção deve se voltar às ferramentas utilizadas pelos profissionais de UX design. Dominar essas ferramentas é indispensável para que você desenvolva uma boa carreira como designer. Aprenda os recursos individuais de cada uma delas, entenda as diferenças, tire suas dúvidas e faça testes. É com o treino que você desenvolve suas habilidades.

Monte um portfólio

Um portfólio é a demonstração do seu trabalho e do nível que você pode entregar as demandas. É uma ferramenta essencial para quem deseja ingressar nessa área e deve ser elaborado com muita atenção e carinho. Comece com alguns trabalhos desenvolvidos durante os cursos e estágios, por exemplo, e com o passar do tempo você vai atualizando, conforme desenvolver outros trabalhos.

Você pode gostar:

UX Research: o que é e para que serve

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Tenha uma referência  

No início da carreira, é importante que uma pessoa que já atue na área seja uma referência. Seria uma espécie de mentoria para te ensinar os melhores caminhos, te instruir com os erros e trocar experiências. Participe de eventos especializados, palestras e meetups e faça networking com pessoas do ramo. Essas orientações ajudarão você a se desenvolver de forma mais rápida. 

Essa área é bem democrática e tem espaço para profissionais com conhecimentos em variados skills, como já falamos anteriormente, e não exatamente para profissionais de T.I, por exemplo, ou pessoas que têm facilidade com exatas.  

O mais importante é que você tenha vontade de aprender e se desenvolver, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos. As tecnologias estão em constante evolução e os UX designers precisam sempre acompanhar as mudanças. Por isso, é importante nunca achar que já conheceu tudo o que precisava, mas estar sempre em aprendizagem.

Saiba mais sobre como se tornar um UX Designer?
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Saiba como investimos constantemente em nossos talentos!
authorPor: Time SIS
O nosso propósito é sempre investir em nossos colaboradores para promover o crescimento pessoal e profissional de cada um. Confira como a SIS Academy funciona e de que forma ela atua.
leia mais

O que faz um Analista de Testes?
leia mais

Conheça o Programa de Formação SIS
leia mais
whatsapp