A sua empresa já aderiu ao uso da nuvem? Neste artigo, falamos um pouco sobre como a implantação da nuvem nas empresas brasileiras tem crescido. Confira!
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
Armazenar dados com segurança é um assunto que ganha cada vez mais relevância no meio corporativo. Segundo pesquisa da FGVcia, em 2023, 42% das empresas brasileiras aderiram ao uso da nuvem para processamento de informações. A previsão para os anos de 2024 e 2025 é que essa porcentagem suba mais 10%, totalizando mais de 50% de empresas brasileiras a utilizarem o armazenamento em nuvem.
Outro dado importante que a pesquisa trouxe é o total de gastos e investimentos em tecnologia que as empresas estão fazendo. No ano de 2023, esse valor representou 9% de todo o faturamento líquido de médias e grandes empresas. Essa porcentagem é baseada em inúmeros fatores, mas os dois principais são o estágio ou o nível de informatização e o ramo no qual a empresa atua.
Esse índice é o gasto total destinado a tecnologia, somando todos os investimentos, despesas e verbas alocadas em TI, que incluem: equipamentos, instalações, suprimentos e materiais de consumo, software, serviços, comunicações e custo direto e indireto com times, dividido pela receita da empresa.
Com a chegada de novas tecnologias, novos negócios e novas alternativas de produtos e serviços, a tendência é que esse número aumente cada vez mais.
Neste gráfico, é possível acompanhar o crescimento dos investimentos em tecnologia por parte das empresas ao longo dos anos.
Mas neste artigo, vamos tratar em específico do aumento do uso do armazenamento em nuvem pelas empresas brasileiras.
O serviço em nuvem que é mais utilizado pelo setor púbico brasileiro, por exemplo, é o armazenamento de arquivos ou banco de dado em nuvem, presente em 64% dos órgãos públicos que possuem área de TI, seguido do uso de e-mail em nuvem.
Você pode gostar:
Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões
Por qual motivo as empresas brasileiras estão aderindo o uso da nuvem?
Os principais motivos são: melhorar a eficiência operacional e a escalabilidade. Muitas empresas estão migrando sistemas legados para plataformas de nuvem e adotando soluções de Software como Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS).?
Redução de custos: a nuvem elimina a necessidade de investimento em hardware e manutenção de infraestrutura própria.
Escalabilidade e flexibilidade: a nuvem permite que as empresas aumentem ou diminuam seus recursos conforme a demanda.
Inovação e competitividade: acesso a tecnologias avançadas e inovação contínua por meio de serviços de nuvem.
Continuidade dos negócios: soluções de recuperação de desastres e backup são mais fáceis de implementar na nuvem.
Agilidade e tempo de comercialização: implementações mais rápidas de soluções e serviços.
Quais as tendências atuais em termos de serviços da nuvem mais populares entre as empresas brasileiras?
SaaS (software como serviço): soluções como Microsoft 365, Google Workspace e Salesforce.
IaaS (infraestrutura como serviço): AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform são amplamente utilizados.
PaaS (Plataforma como serviço): plataformas para desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, como o Azure APP Services e o Google App Engine.
Apesar de muitas empresas brasileiras já estarem aderindo aos benefícios da nuvem, por outro lado, no geral, muitas ainda estão nas fases iniciais ainda da transformação digital e da inovação em relação aos outros países. Ainda que os estudos mostrem um aumento notável globalmente no uso de infraestrutura de TI, as companhias do país estão abaixo das médias mundiais.
No âmbito das tendências, no mundo, as companhias estão migrando para o ambiente multi-nuvem, processo que também se aplica ao Brasil.
Segundo a a International Data Corporation (IDC), empresa de tecnologia, pesquisas e eventos que ativa e envolve os compradores de tecnologia mais influentes, aponta que, em 2024, o universo de dados no mundo ultrapassará 157 ZB. E mais: esse montante pode dobrar até 2027.
Computação Quântica: Desafios, Oportunidades e Como as Empresas Podem se Preparar
Por: Time SIS
A computação quântica promete revolucionar o mercado, mas sua adoção ainda enfrenta desafios significativos. Confira como essa tecnologia pode impactar diversos setores e como sua empresa pode se preparar para esse momento.