Realidades Virtual e Aumentada: conheça as tendências

Em 2021 vai ficar cada vez mais comum o uso das realidades virtual e aumentada em softwares. Veja agora quais são as aplicações e tendências esperadas.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

O avanço tecnológico é constante, e a cada dia novas tecnologias e inovações são incrementadas ao nosso dia a dia. Mas como elas afetam nossa rotina de trabalho, estudo e até mesmo lazer?

As realidades virtual e aumentada já fazem muito sucesso no universo dos games. É possível encontrar jogos para plataformas que vão de smartphones até computadores e consoles (como o Playstation e XBOX). A popularização da realidade aumentada, por exemplo, se deu com a chegada do Pókemon Go, jogo que possibilita a você enxergar, fotografar e capturar as criaturas do anime em vários lugares da cidade.

Mas apesar da similaridade no nome, existem muitas diferenças entre as duas realidades. Entenda:

A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Ela não é composta somente pelo real, nem apenas pelo virtual: a ideia é exatamente a junção dos dois.

Já a realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de ludibriar os sentidos de um usuário através do ambiente virtual, gerado em um sistema computacional. Ela é totalmente virtual, e a premissa é que o usuário tenha uma experiência de imersão multissensorial através da indução de efeitos visuais, sonoros e até táteis, que são feitos através da utilização dos óculos de realidade virtual.

Vamos exemplificar: na realidade aumentada o recurso passa a impressão de que o desenho, o personagem ou a informação, por exemplo, está de fato no mundo real. Já na realidade virtual, você se sente completamente imerso na simulação, como no filme Matrix.

Você pode gostar:

Machine Learning: entenda o que é e quais são seus benefícios

imagem do autor

Por: Equipe SIS

19 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

No entanto, para muito além dos jogos, a tendência é que essas realidades ultrapassem as barreiras do lazer e tenham aplicação em softwares: uma possibilidade muito discutida é equipar os carros com realidade aumentada, permitindo projetar as informações do trânsito diretamente no para-brisas.

Outra grande inovação promovida por essas realidades pode se dar no e-commerce. Uma das maiores barreiras para a venda online é a ausência da experiência que o consumidor tem em uma loja física. A realidade aumentada promete melhorar a experiência do mundo virtual: é possível permitir ao consumidor que experimente uma peça ou veja como um móvel ficaria na sala de sua casa, por exemplo.

A realidade virtual também promete grandes inovações! É possível permitir que o usuário experimente a prática de esportes radicais e sinta o frio na barriga sem nem mesmo sair da poltrona. Também o mercado imobiliário pode oferecer visitas às casas sem que você precise ir até o local. Soldados norte-americanos já realizam exercícios de treinamento proporcionados por ambientes simulados, imersos em realidade virtual.

Esses são alguns dos exemplos de aplicações de uma tecnologia que vem crescendo e tomando espaço no nosso dia a dia. Quer saber mais?

Continue acompanhando nosso BLOG!

Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões
authorPor: Time SIS
Aumentar as conversões é o objetivo de praticamente todas as empresas. Com o apoio da tecnologia, atingir essa meta fica mais fácil. Neste artigo, te contamos como os Chatbots utilizam a IA para aumentar as conversões.
leia mais

Estivemos no Salesforce World Tour!
leia mais

Como iniciar a sua jornada na transformação digital
leia mais

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da IA
leia mais
whatsapp