Realidades Virtual e Aumentada: conheça as tendências
Por: Equipe SIS
✔ Conteúdo criado por humano
10 de February de 2021
|
2 min. de leitura
Em 2021 vai ficar cada vez mais comum o uso das realidades virtual e aumentada em softwares. Veja agora quais são as aplicações e tendências esperadas.
Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?
Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!
O avanço tecnológico é constante, e a cada dia novas tecnologias e inovações são incrementadas ao nosso dia a dia. Mas como elas afetam nossa rotina de trabalho, estudo e até mesmo lazer?
As realidades virtual e aumentada já fazem muito sucesso no universo dos games. É possível encontrar jogos para plataformas que vão de smartphones até computadores e consoles (como o Playstation e XBOX). A popularização da realidade aumentada, por exemplo, se deu com a chegada do Pókemon Go, jogo que possibilita a você enxergar, fotografar e capturar as criaturas do anime em vários lugares da cidade.
Mas apesar da similaridade no nome, existem muitas diferenças entre as duas realidades. Entenda:
A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Ela não é composta somente pelo real, nem apenas pelo virtual: a ideia é exatamente a junção dos dois.
Já a realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de ludibriar os sentidos de um usuário através do ambiente virtual, gerado em um sistema computacional. Ela é totalmente virtual, e a premissa é que o usuário tenha uma experiência de imersão multissensorial através da indução de efeitos visuais, sonoros e até táteis, que são feitos através da utilização dos óculos de realidade virtual.
Vamos exemplificar: na realidade aumentada o recurso passa a impressão de que o desenho, o personagem ou a informação, por exemplo, está de fato no mundo real. Já na realidade virtual, você se sente completamente imerso na simulação, como no filme Matrix.
Você pode gostar:
Machine Learning: entenda o que é e quais são seus benefícios
No entanto, para muito além dos jogos, a tendência é que essas realidades ultrapassem as barreiras do lazer e tenham aplicação em softwares: uma possibilidade muito discutida é equipar os carros com realidade aumentada, permitindo projetar as informações do trânsito diretamente no para-brisas.
Outra grande inovação promovida por essas realidades pode se dar no e-commerce. Uma das maiores barreiras para a venda online é a ausência da experiência que o consumidor tem em uma loja física. A realidade aumentada promete melhorar a experiência do mundo virtual: é possível permitir ao consumidor que experimente uma peça ou veja como um móvel ficaria na sala de sua casa, por exemplo.
A realidade virtual também promete grandes inovações! É possível permitir que o usuário experimente a prática de esportes radicais e sinta o frio na barriga sem nem mesmo sair da poltrona. Também o mercado imobiliário pode oferecer visitas às casas sem que você precise ir até o local. Soldados norte-americanos já realizam exercícios de treinamento proporcionados por ambientes simulados, imersos em realidade virtual.
Esses são alguns dos exemplos de aplicações de uma tecnologia que vem crescendo e tomando espaço no nosso dia a dia. Quer saber mais?
Bulas Digitais: Como a SmartBula Chegou para Facilitar a Conformidade às Normas da Anvisa
Por: Time SIS
A nova resolução da ANVISA, a RDC 885/2024, abre espaço para a digitalização das bulas de medicamentos, e a solução SmartBula oferece uma plataforma completa para empresas farmacêuticas adequarem-se a essa mudança.