Por que aplicar UX em seus projetos?

Você já ouviu o termo UX em algum momento? Seja para criar um site de vendas ou qualquer outro tipo de site, é muito importante entender o conceito da Experiência do Usuário (UX) e de que forma ela impacta os projetos digitais.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Diversas técnicas de Experiência do Usuário (UX) foram desenvolvidas e podem ser executadas em seu projeto para que a atenção do usuário seja centralizada. Além disso, outros fatores devem ser considerados, como o tempo em que a pessoa permanece no site e os recursos que são oferecidos. Por isso, definir um caminho de UX pode não ser uma tarefa fácil. 

Porém, é muito importante que você utilize as técnicas de UX não somente para atrair usuários para a sua página, mas para efetivamente conquistá-los. Continue a leitura para saber mais! 

O que é UX? 

UX é qualquer interação que um usuário tenha com um produto ou serviço. O UX considera cada elemento individualmente que compõe a experiência do usuário, como por exemplo qual é o sentimento do usuário no site, o quão fácil é realizar as tarefas desejadas em seu site, qual é a sensação do produto, caso seja um produto físico e como realizar o processo de finalização da compra, ao comprar algo online.  

O objetivo do UX nada mais é do que criar experiências agradáveis, fáceis, que são eficientes, relevantes, necessárias e abrangentes para os usuários do site.  

O profissional que trabalha aplicando as técnicas de UX combina pesquisa de mercado, desenvolvimento de produto, estratégia e design para criar experiências de usuários perfeitas para produtos, serviços e processos. Ele faz a ponte que liga o site ao cliente, auxiliando a empresa a entender melhor e atender as necessidades e as expectativas das pessoas. 

Você pode gostar:

Como UX e UI fazem diferença na sua empresa?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Por que devo usar UX em meus projetos digitais?  

Quando falamos de projetos digitais, a experiência do usuário se torna ainda mais importante. Ao visitar um site, por exemplo, é fundamental que o usuário tenha uma experiência agradável que o faça acessar a página outras vezes.  

Como definir se é uma boa experiência?  

A boa experiência do usuário é definida a partir da facilidade da jornada do usuário e sua eficácia em alcançar o melhor resultado para o seu negócio. Ou seja, consiste em fornecer uma plataforma mais útil, intuitiva e agradável para os clientes. Assim, o cliente reconhece o valor do que você tem a oferecer.  

O design UX considera a pesquisa do usuário, ou seja, suas motivações e os seus problemas. Quando você prioriza esses fatores, você cria experiências de usuário positivas, gerando confiança aos usuários e os mantendo fiéis.  

Você pode gostar:

UX Research: o que é e para que serve

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Confira os principais pontos para você ter UX em seus projetos digitais.  

1 – Gera novo fluxo de receita 

Quando se tem uma interface amigável que atende às necessidades do usuário é comprovado que há mais facilidade em conversão de vendas. 

Um designer de UX garante que o aplicativo ou site seja de fácil utilização, intuitivo, útil e dentro dos padrões das técnicas de UX. 

Quando garantido que o seu projeto digital esteja de acordo com as regras de usabilidade que são aceitas, maior a chance de ter sucesso em suas vendas, por exemplo.  

2 – Cresce a marca da sua empresa 

Muitas vezes, o primeiro contato do cliente com a marca é por meio do site ou do aplicativo.  

Por isso, é importante que eles apresentem uma ideia clara do que é a sua empresa, assim como a impressão que você quer transmitir.  

O designer de UX combina técnicas de:  

  • Marketing 
  • Pesquisa de usuários
  • Técnicas psicológicas e tecnológicas. 

Todos esses recursos são utilizados para promover o reconhecimento devido da marca e os benefícios de utilizá-lo.  

3 – Aumenta o envolvimento do cliente 

O sucesso do usuário vem a partir de um design intuitivo e que antecipa as necessidades que os clientes possuem. 

O designer UX entende e mapeia a jornada e as interações do cliente para entender os desafios, as frustrações, os objetivos e as motivações dos seus usuários.  

Quando a UX melhora, afeta diretamente o ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento) da empresa, já que quando as técnicas de UX são corretamente aplicadas, aumentam a satisfação do cliente e quando o cliente está satisfeito, sempre volta.  

Tem um projeto digital bom é tão importante quanto a experiência do usuário. Assim, os profissionais que trabalham com UX se dedicam para atingir designs de aplicativos e sites que são fáceis de usar e intuitivos, que aumentam o envolvimento do cliente, gerando receitas.  

Ou seja, se você deseja ter clientes, é importante ter em mente que é essencial oferecer uma boa experiência ao usuário.  

E você, já aplicou as técnicas de UX em seus projetos?  

Saiba mais sobre porque aplicar UX em seus projetos
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

A importância da Transformação Digital para a redução de custos nas empresas
leia mais