UX Research: o que é e para que serve

A área de UX Research tem como um de seus objetivos conhecer as pessoas que utilizam determinado produto e qual a sua opinião sobre eles.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

Anteriormente, já falamos por aqui sobre UX/UI, e o assunto de hoje tem bastante a ver com isso. Você já ouviu falar sobre o chamado UX Research? De maneira geral, o UX Research (ou pesquisa em UX) busca, através de pesquisas, conhecer as pessoas que utilizam determinado produto e qual a sua opinião sobre eles. Os diferentes tipos de análises podem ser aplicados, por exemplo, durante todo o processo de criação e desenvolvimento do produto.

Os testes são separados de acordo com o que buscamos aprender sobre o usuário e também em diferentes parâmetros de informações que temos ou que queremos descobrir. Basicamente, a pesquisa em Design emprega uma grande variedade de ferramentas e metodologias para que seja possível chegar a uma conclusão e determinar informações que podem ser aplicadas no processo de design.

Você pode gostar:

Como UX e UI fazem diferença na sua empresa?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

Conheça alguns métodos utilizados:

1 - Pesquisa quantitativa e qualitativa

Na pesquisa quantitativa, o objetivo é identificar números e dados mensuráveis, como a porcentagem de usuários que conseguem utilizar um produto, quantos cliques foram realizados em determinados botões, entre outros dados. Já a pesquisa qualitativa tem como intuito compreender a ação do usuário: - Por que ele clicou em determinado botão; - Quais motivos levam a executar uma ação; - Quais foram as principais interações em uma página; - E muitos outros comportamentos e seus motivos.

2 - Questionário

Por ser fácil de ser criado, aplicado e repassado para outras pessoas, o questionário é um dos métodos mais aplicados. Além disso, podemos conseguir dados tanto quantitativos como qualitativos.

3 - Entrevistas

A entrevista é um ótimo método qualitativo e é muito aplicado para conhecer melhor o usuário. Através dela, é possível colher informações com riqueza e precisão.

Você pode gostar:

Por que aplicar UX em seus projetos?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

5 de February de 2024
Leia mais
capa do artigo

É preciso ter em mente que cada cenário é único, independentemente do método que você aplica. Por isso, o UX Researcher deve ter o conhecimento das mais diversas metodologias de pesquisa para que seja possível estruturar os resultados de forma clara e precisa de acordo com seus objetivos.

Além disso, o UX Research propõe uma imersão no negócio do cliente. Muitas vezes não existe conhecimento prévio do negócio, então é preciso aproveitar ao máximo as oportunidades de conversa com cada stakeholder. Isso pode ser um ponto muito positivo, afinal, um olhar desconhecido e sem vícios pode trazer outra perspectiva para o cliente.

Em contrapartida, quando o UX Researcher já conhece o negócio, ele se dedica a oferecer contrapontos para análise dos dados. Além disso, o UX Research pode entrar no processo de Design Thinking desde os primeiros contatos com o cliente, apoiando na fase de imersão e seguindo até a fase de criação da solução e testes. Existem diversas maneiras de conhecer um pouco do que é a experiência do usuário e é importantíssimo ter em mente que a cada nova pesquisa, conseguimos mais uma peça fundamental que nos ajuda a entender como é possível ajudar com seus problemas ou sanar necessidades que muitas vezes são desconhecidas, garantindo assim, que os próximos passos do time na entrega do produto sejam mais rápidos e assertivos.

Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
Vantagens do uso de Chatbot para as empresas
authorPor: Time SIS
Imagine se você pudesse ter um assistente pessoal 24/7 que não só responde às suas perguntas, mas também aprende com cada interação, ficando cada vez mais esperto? É exatamente isso que os chatbots fazem.
leia mais

Caso de sucesso: painel gerencial e as decisões estratégicas
leia mais

Ética na Inteligência Artificial
leia mais

O papel estratégico dos profissionais de TI nas organizações
leia mais