Como utilizar Big Data no meu negócio?

Linha fina: Conheça como o Big Data pode auxiliar a sua empresa a ter os melhores resultados.
banner do artigo

Precisa de inovação e transformação digital para o seu negócio?

Encontre os melhores especialistas aqui na SIS Innov & Tech!

Fale com a Nossa Equipe

A Frost & Sullivan divulgou um estudo que comprova que a utilização de Big Data no Brasil está crescendo significativamente, correspondendo a 46% de uso na América Latina. Porém, o continente em si, não apresenta uso expressivo no panorama global, sendo apenas 5% em relação aos outros continentes.  

Afinal, o que é Big Data?  

Na tradução literal, Big Data significa um grande conjunto de dados. Na prática, são as formas como esses dados são manipulados e direcionados para extrair soluções para o seu negócio. 

Volume, variedade, velocidade são as características que compõe o Big Data e a união delas proporciona o desenvolvimento de ferramentas estratégicas para os negócios. Alguns exemplos são: a variedade de dados de dentro e de fora da empresa, a quantidade de dados novos que surgem e a variedade de coisas que podem ser feitas, como um texto que pode ser compartilhado nas redes sociais, um post novo no blog, um review em um e-commerce, entre outros.  

Com esses três pilares, a sua empresa pode analisar dados estruturados e dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos.  

Como utilizar Big Data nos negócios?  

A aplicação de Big Data é particular para cada cenário. Se o seu negócio é um portal de saúde, esse recurso pode ser utilizado para cruzar dados em comum, como idade, peso, altura, sexo e localização de sete milhões de usuários por mês, e identificar qual grupo tem mais propensão a uma determinada doença. No caso de você trabalhar com segurança de aviões, pode utilizar Big Data para analisar os diversos sensores das aeronaves, cruzar os dados e saber se aquele avião que está há quatro horas de seu destino precisa fazer uma parada, antes de chegar ao seu destino, para fazer uma manutenção. Existem pessoas que até associam a vitória da Alemanha da Copa do Mundo no Brasil por conta de uma plataforma de dados que foi utilizada. 

As opções de aplicação dessas técnicas são adaptadas de acordo com as necessidades das empresas. Utilizar essas tecnologias pode auxiliar na tomada de decisões, por exemplo. 

É importante ter em mente que a utilização de Big Data no negócio exige não só a contratação de ferramentas, mas uma preparação e mudança de mentalidade da equipe. É necessário definir metas claras, a fim de acompanhar os resultados das aplicações realizadas, experimentar, testar e rever formas de lidar com os dados e as análises feitas pelo Big Data.  

Você pode gostar:

O que é Big Data?

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Geração e análise de dados  

Essa forma de utilização está relacionada ao volume, pois apresenta a reunião de uma imensa quantidade de dados gerados por segundo.  

Um exemplo de utilização de Big Data para geração e análise de dados foi quando o Ministério da Justiça do Brasil apurou informações financeiras de bancos para identificar lavagem de dinheiro.  

Análise de comportamento do consumidor 

Analisar dados é uma excelente forma de entender melhor o comportamento de seu consumidor. Utilizar as informações em seu CRM combinada à?informação obtida em tempo real por meio das redes sociais ajuda a estabelecer um relacionamento compreensivo com o cliente, agir da forma certa frente a uma crise e identificar falhas que impedem sua marca de crescer. 

Quando falamos em competitividade é difícil não pensar em inovação, área que também tende a se beneficiar do Big Data, aprimorando operações, identificando seus diferenciais e proporcionando informação precisa o bastante para que sua equipe possa gestar novas ideias. 

Você pode gostar:

Motivos para aderir a Transformação Digital

imagem do autor

Por: Equipe SIS

20 de June de 2024
Leia mais
capa do artigo

Influência do Big Data nas marcas 

Um exemplo de utilização de Big Data é a reunião de dados de usuários da Uber, como distância percorrida, tempo de viagem, geolocalização, entre outros dados. Esses dados ficam armazenados e podem ser compartilhados em redes sociais, por exemplo, ou verificados dentro de um histórico, caso seja necessário.  

A marca pioneira na utilização de Big Data foi a Nike, que utilizou uma infinidade de dados ricos, como costume de compra dos clientes, para definir estratégias de posicionamento de marca, desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing, entre outros.  

Big Data nas pequenas e médias empresas  

Apesar de ter diversos casos de sucesso de Big Data aplicado a empresas multinacionais, com grande demanda de investimentos, as soluções também podem ser utilizadas em empresas de pequeno e médio porte.  

Uma das soluções mais utilizadas de Big Data é a Customer Analytics. Como o próprio nome diz, tem o objetivo de analisar e segmentar a base de clientes de uma forma tão precisa que seja possível customizar a oferta de produtos.  

Essa ferramenta pode ser aplicada em negócios de qualquer tamanho, com investimento de acordo com o orçamento da empresa e que permite personalizar a forma como seus produtos se relacionam com o consumidor.  

Ao lado da Inteligência Artificial e da Internet das coisas, o Big Data é uma tecnologia aplicada nos negócios que, se usada da maneira correta, traz muitos benefícios.  

Sabendo que decisões determinam ações, a SIS oferece o serviço de Big Data para as empresas, com o objetivo de promover a transformação tecnológica em seus negócios. O futuro chegou e queremos te mostrar. Fale com a gente!  

Saiba mais sobre Big Data!
Fale com a Nossa Equipe
Article Author profile

Autor:

Equipe SIS

Um time apaixonado por novidades e tecnologia!

Conteúdos Relacionados
imagem artigo
O Febraban Tech 2024 vem aí!
authorPor: Time SIS
Mais uma edição do Febraban Tech está chegando e o nosso time já está na preparação para esse evento. Veja o que vem por aí!
leia mais

O uso da nuvem pelas empresas brasileiras
leia mais

Como os Chatbots estão usando IA para aumentar as conversões
leia mais

Estivemos no Salesforce World Tour!
leia mais
whatsapp