O relatório Latin America 2022, promovido pela Retail X, mostrou que o Brasil se destaca como potência do Ecommerce na América Latina. A receita das vendas no país cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior. As vendas feitas de forma online no Brasil totalizaram 49,2 bilhões de dólares em receita. Outro dado que representa bem a nossa potência de vendas é que somos a maior parcela de tráfego da web para varejistas da América Latina, com 84%.
Ou seja, o Brasil é um país com muito potencial para gerar bons resultados na área do e-commerce. Mas, para isso, você precisa seguir algumas recomendações. Veja 7 passos para te guiar na hora de começar o seu e-commerce!
Você pode gostar:
Como implantar Inteligência Artificial para ajudar os seus negócios
Para ter um e-commerce de sucesso, o primeiro passo é atuar em um mercado relevante. Para isso, é importante você entender o mercado e analisar o público-alvo. Um exemplo: não faz sentido abrir uma loja de biquinis em um país extremamente frio e que tenha, inclusive, neve.
De acordo com o último levantamento do IBGE, de 2012, 60% das empresas abertas no Brasil quebraram em menos de cinco anos. O Sebrae elenca quatro principais motivos para isso:
Situação do empreendedor, como desemprego, que leva a abertura do negócio por necessidade;
Falta de planejamento;
Falta de capacitação para gerir o negócio;
Má gestão, que inclui falta de aprimoramento dos produtos e conhecimento de mercado.
Por isso, antes de abrir o seu negócio, estude bem os hábitos do local onde você pretende atuar, assim como a concorrência e as oportunidades.
2 – Ofereça um bom atendimento
Assim como nas lojas físicas, o atendimento ao cliente no e-commerce é bem importante. Por isso, é recomendado implementar serviços de atenção ao cliente modernos que passem confiança, agilidade, assertividade e segurança para os consumidores. Um dos principais recursos é a utilização de chatbots.
Os chatbots são sistemas integrados à inteligência artificial, capazes de entender solicitações do seu cliente e dar a resposta que ele precisa, tudo isso de forma automática.
Benefícios:
Atenda vários clientes ao mesmo tempo, de forma automática, especializada e ágil;
Esteja disponível sempre, ofereça atendimento a qualquer hora do dia, mas sem atrapalhar suas demandas;
Reduza os custos de forma estratégica e conecte atendentes humanos quando for necessário.
3 – Otimize seu e-commerce para dispositivos móveis
De acordo com um estudo realizado pela MeSeems/MindMiners, o número de brasileiros que utilizam exclusivamente dispositivos móveis para compras virtuais chega a 62%. Esse é um número bem expressivo que não deve ser ignorado e que reflete a importância de ter uma interface própria para esses aparelhos.
Para isso, você pode contar com a ajuda de profissionais de UX/UI design e writters, que vão te ajudar a oferecer uma experiência completa, agradável e otimizada para os seus clientes, o que, sem dúvidas, resulta em mais negócios fechados e mais lucro.
4 – Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A plataforma que você escolher para o seu e-commerce será de extrema importância. Isso se deve porque quanto mais opções e ferramentas ela oferecer, mais facilidades você terá para alcançar os melhores resultados. Buscar uma empresa que entende e que tem expertise para atender o seu negócio faz toda diferença. Nós podemos te ajudar!
Tomar decisões com base no achismo não dá. É muito importante, desde o início, estruturar o seu negócio de maneira que dê para mensurar os resultados.
Taxa de conversão de vendas, custo de aquisição de cliente e tráfego orgânico são alguns dos números que devem ser considerados.
Mais do que olhar para eles, você deve ter insights a partir das análises feitas com base nesses dadospara, quando for necessário, recalcular rotas e otimizar tempo e recursos para sempre ter os melhores resultados.
Existem ferramentas e recursos da tecnologia que podem auxiliar você nesse processo que te farão economizar e ser cada vez mais assertivo.
6 – Invista em segurança e organização
Todos os dados e informações do seu negócio devem ser armazenados com segurança. Imagina você sofrer um ataque hacker e perder tudo? Ou precisar de algum documento importante e não saber onde está? A ferramenta Cloud pode te ajudar nesse processo. Esse é o recurso mais seguro para armazenamento de informações e ter seus dados guardados com segurança pode salvar seu negócio.
7 – Escolha uma parceira de tecnologia com experiência
Ter ao seu lado uma empresa de tecnologia com experiência e expertise para te dar confiança e te indicar os melhores passo é sempre o ideal.
Nós da SIS atuamos há 20 anos ajudando negócios a crescerem e se desenvolverem cada vez mais. Impulsionar negócios é a nossa prioridade e oferecer recursos, produtos e serviços que aumentem seus lucros é o que fazemos de melhor.
Nós estudamos o seu negócio, traçamos um planejamento personalizado, identificamos o melhor caminho e te ajudamos a evoluir cada vez mais.
Vamos conversar?
Saiba mais sobre como ter um e-commerce de sucesso!